Autores.com.br

EntrarCadastrar-se
Início » Artigos / Textos » Todos Textos
A+ R A-
Enviado por: Cybelle
Cybelle

Criptofasia

Enviar por e-mail

Esse é um exemplo fascinante de uma linguagem desconhecida, que engana aqueles que tentam a entender e decifrar, e que é tão única que somente duas pessoas conseguem falar.

Criptofasia é um fenômeno peculiar, de uma linguagem desenvolvida por gêmeos (idênticos ou fraternos) e que só os dois são capazes de entender. A palavra tem sua raiz na palavracripto– que significa segredo -, efasia– que significa distúrbio na fala. A maioria dos linguistas associa a criptofasia com idioglossia, o que é o mesmo, mas o primeiro também inclui ações idênticas, como caminhar similar. Pouco é conhecido sobre a criptofasia.

Antes tido como um fenômeno raro, hoje se sabe que a criptofasia é muito mais comum – possivelmente ocorrendo em até 40% dos gêmeos. Essas linguagens autônomas são ininteligíveis para outros, e só podem ser compreendidas pelo irmão. Apesar de a criptofasia ser comum, a linguagem única criada logo desaparece com o envelhecimento.

Parece que os gêmeos adotam, ou utilizam uma linguagem adulta, mas apenas parcialmente. Isso geralmente acontece quando um adulto não está em constante contato com a criança. Tipicamente, dois ou mais irmãos (geralmente gêmeos, mas não sempre) crescem juntos durante a fase de aquisição da linguagem, e moldam ou obtém a linguagem adulta de maneira imperfeita. Se o modelo adulto não está sempre presente, então as crianças usam uma a outra como modelos. Não parece que as crianças estão inventando sua própria língua, mas sim criando algumas palavras. Parece que eles modelam incorretamente a exposição fragmentada à linguagem adulta, utilizando a limitada e contraída possibilidade fonológica de crianças jovens. Com essas palavras sendo dificilmente reconhecíveis, a fala talvez se torne completamente incompreensível para os modelos de linguagem.

Os melhores exemplos conhecidos desse fenômeno ocorreram com Poto e Cabengo – gêmeas idênticas (nomes verdadeiros: Grace e Virginia Kennedy, respectivamente) -, que usaram uma língua desconhecida para outras pessoas até aproximadamente os oito anos. Poto e Cabengo é também o nome de um documentário sobre as garotas, realizado por Jean-Pierre Gorin e lançado em 1979. Elas tinham aparentemente uma inteligência normal e desenvolveram sua própria comunicação porque tinham pouco contato com a língua falada durante seu crescimento.

Acredito nesse linguajar por ter tido filhos gêmeos identicos e pude observar sobre esse tipo de linguagem ,que por sinal não damos  creditos pensando que  estão  começando a balbuciar a linguagem ouvida por eles.inclusive já pesquisei em varios sites sobre esse assunto e todos dizem que realmente a linguagem é ininteligivel. Mas com o grande avanço tecnologico penso eu que poderemos desvendar inúmeros enigmas até hoje além de não consebiveis,inacreditaveis .Ainda vou esperar que algum criptógrafo apareça para desvendar esse mistério. Continuo dizendo que  o comentário acima, não é um disturbio da fala como alguns ,mais ou menos ,entendidos no assunto dizem...+v

Comments

ADOREI POR, SER MUITO INTERESSANTE, É CULTURA PARA NÓS, PARABÉNS!

PauloJose 29-12-2011 20:37 #5

Muito interessante. Parabéns! Abraços!

Alecrim 29-12-2011 14:05 #4

Alguns de nós somos g~emeos ainda que não saibamos.... eu tenho um irmão.... ele se chama Seth...É meu melhor e único amigo... Não consigo imaginar minha vida sem ele....Nunca começamos uma briga... mas jamais perdemos uma... nasci no dia 7 de junho...portant o sou geminiano.... Hoje estou aqui... o Seth está lá.... Amanhã eu estarei lá... e o Seth aqui... E cuidarei dele... Como hoje ele cuida de mim... Abraços.

seth 28-12-2011 23:41 #3

MUito interessante ,não sabia foi muito bom saber;parabens. Abraços

azara 28-12-2011 20:49 #2

eu li teu texto muito bom parabés do amigo wicos valeu

wicos 27-12-2011 23:01 #1

Entrar