TU ÉS DEUS, EU NÃO!

Bíblia de Estudo NTLH - Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

 

JONAS 2: 1 – 10.1Ali, de dentro do peixe, Jonas orou ao SENHOR, seu Deus, dizendo:

2―Ó SENHOR Deus, na minha aflição clamei por socorro, e tu me respondeste; do fundo do mundo dos mortos, gritei pedindo socorro, e tu ouviste a minha voz.3Tu me atiraste no abismo, bem no fundo do mar. Ali as águas me cercavam por todos os lados, e todas as tuas poderosas ondas rolavam sobre mim.4Pensei que havia sido jogado fora da tua presença

e que não tornaria a ver o teu santo Templo.5―As águas vieram sobre mim e me sufocaram;

o mar me cobriu completamente, e as plantas marinhas se enrolaram na minha cabeça.

6Desci até a raiz das montanhas, desci à terra que tem o portão trancado para sempre.

Tu, porém, me salvaste da morte, ó SENHOR, meu Deus!7Quando senti que estava morrendo, eu lembrei de ti, ó SENHOR, e a minha oração chegou a ti, no teu santo Templo.

8―Aqueles que adoram ídolos, que são coisas sem valor, deixaram de ser fiéis a ti.

9Mas eu cantarei louvores, e te oferecerei sacrifícios, e cumprirei o que prometi. A salvação vem de Deus, o SENHOR!10Então o SENHOR deu ordem ao peixe, e ele vomitou Jonas na praia.

 

Oração:“Espontâneo”.

 

Essa foi à famosa oração de Jonas. Poderia ter sido a minha oração, ou a sua, mas foi a de Jonas. Mas quem foi Jonas.

 

Jonas, filho do profeta Amitai, que predisse a vitória de Jeroboão II sobre o Império Assírio. Foi enviado, no cumprimento de uma missão, a Nínive, a quem Deus ensinou, por meio de uma experiência amarga, a lição da obediência e a profundidade da misericórdia divina.

NÍNIVE, por sua vez, foi à famosa capital do antigo Império Assírio, ao norte da Babilônia, destruída pelos babilônios em 612 a.C. Era chamada a “cidade dos ladrões”, porque seus moradores invadiam e despojavam outras regiões para enriquecer.

 

Num certo dia, Deus disse a Jonas: Se prepare, pois você vai até Nínive falar de Deus pra eles, porque aquele povo esta se corrompendo. Mas Jonas não quis ir, pois conhecia a fama daquele povo e pegou um navio que o levaria para Társis, talvez pensando, se eu for pra Társis não terá como eu pregar aquela gente má e Deus como é todo poderoso providenciara alguém pra ir ao meu lugar e alem do mais eu posso fala de Deus em Társis quando eu chegar.

 

É o que acontece com muitos pregadores e oradores hoje em dia. Querem trabalhar na obra, porem só querem ir pra onde eles querem e fazer o que eles gostam. Ninguém quer, por exemplo, pregar na África, mas no Rio todo mundo quer! E isso se tratando no aspecto de viver a palavra, mas hoje em dia vemos que alem de pessoas com “cargos” no evangelho fazerem a obra somente onde querem, vemos também essas mesmas pessoas fazendo também o que bem querem e ainda por cima pregando a palavra, negligenciando Deus e ainda por cima divulgando a quatro cantos o nome Dele.

Porem quando resolvemos agir por conta própria e não ouvir a Deus vemos nossas vidas virarem de ponta cabeça e nos afundar cada vez mais. Que é o que acontece com Jonas no barco a caminho de Társis, onde o barco é surpreendido por uma forte tempestade, onde todos os tripulantes estavam apavorados, pois achavam que iam morrer e todos num pavor profundo clamavam as suas crenças e de nada adiantava, até que se lembraram de Jonas no fundo do barco e o chamaram, Jonas por sua vez admitiu a falha e foi lançado ao mar e logo em seguida a tempestade parou. E o interessante é que o fato de Jonas não ter ouvido a Deus refletiu nas vidas de quem estavam juntos com ele também.

 

Temos que nos conscientizar de que quando agimos por nossos próprios interesses não só negligenciamos a palavra de Deus como também podemos fazer com que outros também sofram.

 

Mas Deus tinha ainda um propósito com Jonas em relação à Nínive e manda que um grande peixe, provavelmente uma baleia, o engula vivo e o leve a terra seca.

Porem Jonas não sabia que aquele peixe foi mandado por Deus e começa a clamar apavorado achando que ia morrer dentro daquele peixe.

 

Daí pra não fugir da realidade, nós pecadores e negligenciadores da palavra de Deus, quando chegamos ou achamos que estamos no fundo do posso, clamamos a Deus que nos socorra. E Deus na sua misericórdia nos concede mais uma chance. E no caso de Jonas Deus manda um grande peixe engoli-lo por três dias onde ali foi feita a oração de Jonas que lemos no capitulo 2 sendo salvo.

E outro grande mal da humanidade é deixar que nossas vidas desandem pra começarmos a orar. Não podemos deixar nossas vidas chegarem a um ponto desesperador pra começarmos a orar. Devemos orar a todo tempo. E outro detalhe, quando resolvemos dar ouvidos a Deus, passamos a ouvir o que Ele quer que anunciemos e não o que achamos que deve ser anunciado, como nos mostra no Cap. 3: 2.

 

Cap. 3: 2. Apronte-se, vá à grande cidade de Nínive e anuncie ao povo de lá a mensagemque eu vou dar a você.

 

E em resposta a obediência de Jonas a Deus, todos os moradores de Nínive se arrependeram de seus pecados e Deus usou de sua misericórdia para com eles.

 

Não podemos fugir de nossas obrigações para com o evangelho, mas sim fazer o que Deus quer: Ide, pregai o evangelho a todas as nações! Mas não de qualquer jeito ou do seu jeito, mas da maneira que Deus quer que seja anunciado. E para sabermos a vontade Dele somente tendo uma vida de oração e arrependimento para que assim a misericórdia de Deus possa ser vista em todo o mundo!

 

Oração:“Espontâneo”.

 

Deus abençoe vocês!

Pin It

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".