TRÂNSITO BOM DE CADA DIA

Os carros me ofendem. Sim, é isso mesmo, prefiro as bicicletas magrelas e românticas. Os carros chegam rosnando, entupindo o trânsito, assustando a vovozinha, perseguindo a chapeuzinho vermelho. O estampido dos motores dispara contra o bom senso, milhões deles, sem respeito ao horário da missa. Pareço religioso? Pois não sou. Enxerquei uma confluência na tecnologia justamente após comprar um carro. Achei o gesto estúpido da minha parte. Ninguém mais tem o direito de colocar um carro nas ruas. É perigoso ocorrer um estalo e de repente todo o mundo ficar parado, dentro dos automóveis, aguardando, não importa se o sinal abriu ou fechou, não é possível andar um centímetro. A covardia da indústria esqueceu-se do bom senso.

Eu não posso negar. Quando ando de bicicleta os carros me chateiam. Isso quando não me jogam lama. Insultam-me com sua luz moderna, vasculhadora, procurando o espaço no impossível. Vou pelo cantinho, pedindo licença, esperando respeito. Mas não funciona assim. Numa grande capital, cada centímetro de asfalto já tem dono.

Outro dia um amigo que pedalava do meu lado lembrou-se do maluco que atropelou dezenas de ciclistas em Porto Alegre, numa manifestação do grupo “Massa Crítica”. Ele disse agir em legitima defesa. A verdade é que existe uma guerra no trânsito das grandes cidades. Carros brigam com motos, motos brigam com carro, carros atacam bicicletas. É um deus nos acuda!

Acho que não estamos seguros. O asfalto já tem dono. Para não corrermos risco precisamos fazer uma reza antes de chegar ao lugar onde verdadeiramente estamos protegidos. Mas o caminho é perigoso. Não duvido, naturalmente sei o meu lugar: devo ficar pedalando uma bicicleta ergométrica no amplo salão da academia.

Pin It

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".