Autores.com.br

EntrarCadastrar-se
A+ R A-

Literatura - Contos

  • Drama

    É uma obra formada por duas partes: um texto composto basicamente por diálogos e a encenação do mesmo, por atores(dramatização). Diferente do que se imagina, não tem obrigatoriamente a tragédia por tema. Pode ser uma comédia, farsa, suspense ou outro estilo qualquer, desde que seja um texto voltado para a encenação.

    Dramaturgos: Benedito Ruy Barbosa, Dias Gomes, Gilberto Braga, Janete Clair, Manoel Carlos, Sílvio de Abreu, Ariano Suassuna

  • Ficção

    Diz-se ficção a obra literária que se opõe à realidade. Um gênero caracterizado pela forma fantasiosa com que narra os fatos ou apresenta seus personagens, tudo fruto da imaginação do seu escritor.

    Autores do gênero Ficção: Júlio Verne (Vinte mil léguas submarinas), Mary Shelley (Frankenstein), Bran Stoker (Drácula)

  • Mini Contos

    É um conto que narra em um ou dois parágrafos um texto de ficção, geralmente em prosa que conta situações rotineiras, anedotas e até folclores (conto popular). Caracteriza-se por personagens brevemente retratados.

  • Policial

    O gênero policial se compõe basicamente de um crime e um detetive. Diferente do Terror, o Policial aposta no mistério e na lógica para prender a atenção do leitor. Seus personagens principais são sempre (criminosos e policiais) dotados de uma inteligência ímpar e o duelo desses gênios costuma ser o ponto alto do gênero.

    Autores do gênero Policial: Arthur Conan Doyle, Dashiell Hammett, Raymond Chandler

  • Romance

    É um gênero narrativo complexo que possui uma trama principal e várias outras tramas paralelas, com outros núcleos de personagens, que vão se desenrolando ao longo da narração que se dá em uma seqüencia temporal. Os tipos de Romance mais conhecidos na Literatura Brasileira quanto à abordagem utilizada na obra são: Urbano, Regionalista, Indianista e Histórico. Já quanto à escola literária os romances se dividem em: Romântico, Realista, Naturalista e Modernista.

    Romancistas: Graciliano Ramos, Machado de Assis, Jorge Amado, Rachel de Queiroz.

  • Terror

    É o gênero literário cujo principal objetivo é despertar o medo e o suspense no leitor. Assassinos em série, psicopatas, criaturas demoníacas e espíritos malignos são alguns dos personagens presentes neste tipo de literatura.

    Autores do gênero Terror: Edgar Allan Poe, Howard Phillips Lovecraft .

  • Diversos

    Caso seu conto não se encaixe nas categorias Drama, Ficção, Policial, Romance ou Terror, você pode usar esta categoria para publicá-lo no site. Outra opção, porém, é entrar em contato com a equipe do site enviando mensagem privada ao perfil Duvidas, sugerindo que seja criado uma nova categoria para o tema do conto que deseja publicar aqui. Envie, além do nome da categoria, uma descrição detalhada do que seja a mesma. Sua solicitação será avaliada e, caso aprovada, criaremos a categoria.

Entrar