- Trechos de Livros
- Postado em
Tricolor. O Gigante e suas Conquistas
MORUMBI - Estádio Cícero Pompeu de Toledo
O Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, desde sua inauguração em 02 de outubro de1960 num jogo amistoso entre o São Paulo Futebol Clube e o Sporting de Portugal (com vitória Tricolor por um a zero, gol de Peixinho, Arnaldo Poffo Garcia, com um público de 56.448 pagantes), se tornou um dos maiores ícones arquitetônico, turístico e a principal praça de shows, eventos religiosos e principalmente claro, futebolístico da cidade de São Paulo.
A partir de sua construção, um salto de crescimento urbano se instalou no que hoje conhecemos como o bairro do Morumbi, que até o dia do lançamento dapedra fundamentaldo Estádio em 15 de agosto de 1952 realizado por Cícero Pompeu de Toledo, não passava de uma área distante do centro de São Paulo, a antiga Fazenda Morumby.
Quem passa e observa o espaço geográfico do bairro do Morumbi, pouco imagina que o que presenciamos hoje, nasceu do fruto do sonho de homens que ousaram construir o que seria o maior estádio particular do mundo.
Para que se entenda as modificações ocorridas a partir da construção do Estádio desde a década de 1950, temos que conhecer as origens do empreendedor da grande obra - o São Paulo Futebol Clube. As origens de um clube que pega emprestado o nome da cidade e devolve uma das maiores obras que a cidade de São Paulo conhece.
Obra essa assinada por um dos maiores expoentes da arquitetura brasileira, João Batista Vilanova Artigas.
O crescimento da zona sul da cidade de São Paulo a partir do nascimento do estádio do Morumbi e a valoração do m2 de seu entorno, mostra a real importância deste estádio para o crescimento do bairro e consequentemente da cidade.
Comentários
ABRAÇO E FIQUEI LISONGEADO PELO TRABALHO.
FAVORITEI.