person_outline



search

Controle de constitucionalidade e suas particularidades

Resumo:Ocontrle de constitucionalidade é um  mecanismo que não deixa entrar em vigência leis que contrarie a constituição tendo em vista a superioridade da constituição em relação as normas infraconstitucionais.

Palavras chaves:Controle,constitucionalidade e mecanismo.

O controle de constitucionalidade é um mecanismo que visa tirar do ordenamento jurídico as leis infra constituais que afrontam os preceitos constitucionais da constituição é super rígida por que o seu processo de alteração é muito dificultoso que só pode ser feito por e-menda fazendo assim com que a constituição seja emendada.

Desenvolvimento:

Tempo do Controle

O controle de constitucionalidade sobre uma norma jurídica vigente em nosso pais pode ser realizado em dois momentos. pode ser feito antes da vigência da lei ,realizado sobre o projeto de lei.

O controle de constitucionalidade pode ser realizado também depois que a lei entra em vigor, ou sejq,depois da promulgação e publicação no diário oficial,a esse tipo de controle dá se o nome de posterior por que ele é feito posteriormente a promulgação tlei.

Conclusão:

.Efeitos do controle

O mecanismo denominado controle de constitucionalidade visa tirar do ordenamento jurídico as leis infraconstitucionais que afrontam a constituição e com relação aos seus efeitos o mecanismo de controle de constitucionalidade tem efeito inter partes e herga homes,

Efeito Inter partes.

O efeito Inter partes acontece somente entre as partes litigantes.

Efeito erga homes

Acontece  para todos não só apenas para as partes litigantes.

Referencias :

Constituição Federal da Replica Federativa do Brasil de 1989

Pin It
Atualizado em: Qui 30 Jul 2015

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222