person_outline



search

Degradação do solo

A degradação do solo é o processo pelo qual o mesmo vai perdendo seus nutrientes. Pode ser causada por fatores naturais ou por ação inadequada do homem.
Principais causas:
Lixiviação: lavagem dos nutrientes do solo, pode ser causada por desmatamento ou chuvas intensas, ou pelos dois motivos aos mesmo tempo.
Assoreamento de rios: acumulação de sedimentos no fundo dos rios, devido ao desmantametodas margens destes. os mesmos tendem a inundar com chuvas fortes.
Esgotamento dos solos: ocorre por práticas agrícolas incorretas.
Erosão: deslizamento de terras, retirada de camadas férteis do solo, causadas pelo desmatamento das áreas de encostas.
Laterização: formação de uma camada dura de hidróxido de ferro ou alumínio na superfície do solo. Ocorre principalmente pela decomposição de rochas.
Voçorocas: o solo desprotegido vai sofrendo a formação de grandes fendas provocadas pro chuvas intensas.
Salinização: formação de uma dura camada de sais sobre a superfície do solo.
Para que não ocorra a degradação do solo ou pelo menos para contê-la e amenizá-la, existem algumas técnicas de preservação e conservação, são elas:
Reflorestamento: é o plantio de árvores e plantas em locais que anteriormente haviam sofrido desmatamento.
Rotação de culturas: consiste em alterar anualmente as espécies vegetais plantadas em uma mesma área agrícola.
Curvas de nível: São linhas de plantas dispostas em uma mesma altura, no sentido do fluxo da água, criando obstáculos à descida das águas de enxurradas, o que diminui a velocidade
de arraste das partículas do solo e aumenta a infiltração da água no terreno.
Além dessas técnicas de conservação, precisamos também ter a consciência e fazer o uso da terra segundo as suas aptidões naturais, visando o manejo adequado e a conservação do solo.
O conhecimento e uso racional do solo é um plano de exploração das terras sem desgastar a riqueza dos seus recursos e diminuir sua produtividade.
Pin It
Atualizado em: Seg 16 Abr 2018

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br