person_outline



search

A Disciplina e a Mente Humana

A Consciência deve utilizar a mente como ferramenta. De fato, isso é necessário para atuar no mundo, seja no âmbito das relações interpessoais, seja no âmbito profissional, seja para resolver questões práticas do cotidiano. Para isso, faz-se necessário que a mente seja disciplinada. Nada melhor do que prescrever alguns princípios práticos para que essa disciplina seja alcançada: 

1. Presença aqui e agora 

Aprenda a se concentrar naquilo que você vivencia aqui e agora. Em outras palavras, aceite o momento presente. A concentração direciona energia no trabalho para a realização de um objetivo. 

2. Evite pensamentos em excesso 

O processo do pensar consome energia e pensamentos em excesso nos deixam mentalmente exaustos. 

3. Evite conversas tolas 

Conversas tolas podem gerar representações mentais nocivas. 

4. Evite discussões inúteis 

Tais discussões decorrem da necessidade de impormos nossos pontos de vista. Não raramente podem levar a desentendimentos, que produzirão emoções negativas. Renuncie à necessidade de ter sempre razão. Respeite a subjetividade alheia e saiba que diante da estupidez é melhor nos calarmos. 

5. Selecione as impressões que chegam à mente 

As impressões chegam à mente por meio dos sentidos físicos. Cuidado com o excesso de informação. Entretenha-se com moderação. Combata as distrações. Descarte as leituras inúteis, aquelas que não instruem nem servem de inspiração. 

6. Tenha objetivos 

Nossos objetivos nos dão motivação, facilitam a concentração e constituem a força-motriz que nos impele ao esforço contínuo. 

7. Torne-se consciente de sua respiração 

A qualidade de nossa respiração influencia diretamente nossos estados mentais. Sinta a própria respiração, mas apenas sinta, não busque pensar sobre ela...

Pin It
Atualizado em: Qua 28 Jan 2015

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222