person_outline



search

O Fazer Literatura: "Escola Literária?"

Você sabe quais são as Quatro Paredes Literárias? O que é um Jogo Lírico? Já ouviu falar em Vitrine de Ações? Firula de Intertextualidade? Ação de Fuga? Retrocedimento?

Será que todos os escritores precisam saber disso? Será que os ditos 'melhores' sabem, mas não substantivam estas técnicas para compôr um texto de qualquer tamanho e gênero literário?

Ah... e você? Concordaria com uma Faculdade de Literatura Aplicada?

Tese: "O dom de escrever te dá uma papel e uma caneta... o resto é você quem nomeia... substantifica, adjetifica; mas, sejamos objetivos: escrever é algo que a prática gera a teoria, e nunca ao contrário." [Fiódor Dostoievski, escritor romancista, introdução da 1º Edição de Crime e Castigo, traduzido de russo para português Ed. 34]

Antítese: "O Retrocedimento foi inventado... assim como a Ação de Fuga, também como as outras técnicas... mas todas foram por escritores que prestaram atenção no que faziam, e assim foram se aperfeiçoando... isso é comum a todos..." [Augusto dos Anjos, poeta brasileiro pessimista-parnasiano.]

Opinião: Não podemos cobrar de um escritor, tenha quantos anos forem de literatura, que ele saiba usar as Quatro Paredes... ou até o tal Retrocedimento... embora, ao escrever, ele use sim; só que quando o faz inconscientemente, o autor deixa de desenvolver e explorar estas técnicas, pois não conhece seus limites. Eu mesmo descobri elas só depois de muitas batidas de cabeça na parede... e mesmo assim ainda estou desenvolvendo ainda a tal Ação de Fuga... e por isso, aconselho sempre aos escritores que sabem como fazer, que ensinem, que mostrem a quem não sabe... porque a concorrência está aí sim... mas ela serve para distinguir quem tem mais ou menos talento... quem se dedica mais ou menos à literatura que faz... e se todos souberem de tudo... ao fim teremos o que não se ensina e nem se aprende, o que somente se desenvolve: o dom!

Quem não souber nenhuma das técnicas que eu citei aqui pode me deixar um recado que eu respondo já com a explicação... ok? E quem souber e quiser responder à este artigo já explicando, facilitaria muito aos que não conhece.

Assim, ponho como um dos motivos de se fazer literatura: Conhecer conhecimentos que não conhecíamos até precisarmos conhecer... ou até mesmo desenvolver.

Pin It
Atualizado em: Sex 21 Nov 2008

Comentários  

#2 poetarj 27-11-2008 15:00
Gostei muito do que escreveu. Tenho alguns textos desde meus 18 anos, mas nunca me preocupei com estes tipos de escrita. se puder me enviar alguma explicaçao sobre os assuntos te agradeço. deus o abençoe.
#1 poetarj 27-11-2008 15:00
Gostei muito do que escreveu. Tenho alguns textos desde meus 18 anos, mas nunca me preocupei com estes tipos de escrita. se puder me enviar alguma explicaçao sobre os assuntos te agradeço. deus o abençoe.

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br