person_outline



search
  • Contos
  • Postado em

Guerrilha Brasileira

Um grupo de militantes universitários, profissionais liberais e operários de todas as idades cansados do descaso das autoridades, do poder publico ineficiente e do desmazelo com o erário, resolveram fazer uma assembleia, uma reunião extraordinária para discutirem sobre a necessidade urgente urgentíssima de uma revolução em todos os segmentos da sociedade.

Pegar em armas e fazer a revolução para mudar os caminhos da nação e começar o futuro agora, porque amanha é outro dia.

No dia combinado tem inicio a sessão em lugar secreto e o presidente do grupo diz:
- Iremos começar a revolução em dezembro...
Imediatamente uma voz no fundo corta a palavra.
- Dezembro não porque é Natal e tem as festas de fim de ano!

Todos concordam que a data não é adequada e o presidente, muda para Janeiro, e mais uma vez, outra voz se levanta e diz:
- Janeiro também não é bom, tenho que levar às crianças a praia, e tem ainda toda a carga tributaria: IPTU, IPVA e por ai vai!

O presidente imediatamente propõe Fevereiro e sem pestanejar ninguém concorda, Fevereiro é carnaval e todos querem se divertir.
O vice-presidente da mesa tem a ideia de começar em Março, formam-se grupos e ai lembram que é Semana Santa e nem todos estão disponíveis.

Então da primeira fileira uma senhora pensa em começar a revolução em abril, mas o presidente veta a ideia, afinal em abril se comemora o sacrifício de Tiradentes, grande herói revolucionário, mártir da inconfidência, essa data, deve ser apenas dele e do líder das diretas, Tancredo Neves, herói da nova República que colocou fim na ditadura.

Maio parece ser perfeito para dar inicio a mudança, mas as mulheres da assembleia se opõem com veemência, Maio é o mês das noivas, mês de poesia e amor, não de tiro, guerra e sangue.

Então Junho deve ser a escolha obvia, mas lembram de que não é possível afinal é feriado de ‘Corpus Christi’ e essa data está fora de cogitação além de ser festa de São João, logo devem começar em Julho, mas em comum acordo desistem desta data também, férias escolares é momento de passar o tempo com a família.

O burburinho aumenta e talvez seja melhor começar em Agosto, mas Agosto é o mês do azar, da morte do presidente pai do povo Getúlio Vargas e do cachorro louco, melhor seria pular para Setembro, mas as senhoras mais velhas são totalmente contra, Setembro é o mês das flores, da primavera, da alegria e morte não combina com o colorido da estação.

Então fica acertado que o inicio será em Outubro, mas as pessoas no meio do salão começam a gritar:
- Outubro não... Outubro não... É dia de nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é o mês das crianças, futuro do gigante, não é possível começar um conflito em época tão especial.

O presidente não enxerga alternativa, a não ser postergar para Novembro, mas lembram a ele que é tempo de finados e uma batalha por liberdade em momento de lembranças tão tristes não iria ter apelo popular.

Depois de olhar para a agenda e ver todos os meses cortados a única opção que sobra é Dezembro, mas Dezembro é Natal e festas de fim de ano, então todos concordam, o melhor a fazer é ir para o boteco comer pizza e tomar cerveja como uma boa guerrilha brasileira.

Pin It
Atualizado em: Sex 4 Out 2013

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br