person_outline



search
  • Drama
  • Postado em

A Gata Caolha : Uma Lição de Vida

Capítulo 1 - Alguns Mitos Sobre os Gatos



O dicionário define gato como : felino mamífero . Porém sabemos que a palavra gato vai muito além desta mera definição .

O primeiro contato que tive com um felino foi na antiga casa em que minha família morava , em Curitiba , no bairro Jardim Centauro . Eu tinha 5 anos de idade quando , de repente , avistei um gato desconhecido no meu quintal . Então corri para abraça - lo e ele sumiu .

Naquele momento perguntei para a minha avó , que estava nos visitando :

- Por que o gato fugiu de mim ?

Assim ela explicou :

- Porque este bicho é um felino arisco de rua .

- Tenha cuidado com gatos porque eles são traiçoeiros . Afinal felinos não gostam do dono , e , sim da casa .

Naquela época fui a uma loja , de calçados , com a minha mãe e ela falou com a vendedora que queria trocar o sapato . Pois tinha comprado gato por lebre . Naquele instante pensei :

- Eu pensava que couro fosse feito de boi ...

- Nossa !

- Existem couros de gatos e lebres também !

Na volta pegamos o ônibus e avistei um neto malcriado brigando com a sua avó que ralhou :

- Zezinho , não me faça de gato - sapato !

Logo refleti :

- Pela expressão usada pela idosa ...

- Sapatos feitos de gatos não devem ter qualidade.



Capítulo 2 - "Animalterapia"



Em 1983 aos nove anos de idade , por sofrer bullying no primário pela dificuldade de aprendizagem , a orientadora escolar pediu para que meus pais me levassem a uma psicóloga . O consultório da profissional indicada ficava muito longe da minha casa , no bairro Vila Isabel , por isto eu e minha mãe precisávamos pegar o ônibus .

A clínica ficava numa casa antiga datada do século dezenove . Ao lado dela tinha uma casa abandonada . Um certo dia , antes de fazer minhas sessões , notei que naquela rua havia uma pastora - alemã abandonada , porém muito dócil . Naquele mesmo instante fiquei amiga da cachorra e ela passou a brincar comigo todas as vezes que me via . Logo pensei :

- Se fosse uma gata em vez de cachorra , será que ela seria minha amiga , deste jeito , assim ?

Alguns meses depois notei que a cadela desapareceu sem nenhuma razão . Naquele mesmo dia , a psicóloga recebeu uma nova paciente : Graziele . Ela era uma adolescente de treze anos , que não levantava a cabeça e nem falava . Então minha mãe chamou - me no canto e explicou - me :

- Esta garota ficou assim porque o tarado pegou .

- Por isto é que eu digo para você tomar cuidado ...

- Se alguém oferecer - lhe balas e caronas nunca aceite !

Naquela época não tinha tantos casos de pedofilia como tem agora . Mas sempre tive medo destes bandidos e por isto sempre estava em alerta .

Alguns dias depois , eu estava brincando no "parquinho" da clínica . Quando , de repente , vi a pastora - alemã . Porém ela estava com um olhar , triste , cabisbaixo e a sua parte traseira parecia estar muito machucada . Naquele segundo a psicóloga saiu da clínica para me chamar , viu o problema da cachorra , resolveu leva - la ao veterinário e adota - la .

Quando a doutora recolheu a cadela para dentro da clínica , o animal foi direto para o colo de Graziele , que ergueu o olhar para o bicho e pela primeira vez na vida vi aquela garota falar a palavra "oi" . A partir daquele instante a terapeuta decidiu fazer as sessões de Graziele junto com a cachorra . Quatro meses depois a menina voltou a falar normalmente .

Alguns anos depois , em 1997 , descobri que a cadela sofreu o mesmo tipo de violência que vitimou Graziele . Além disto , surgiram pesquisas afirmando que pessoas vítimas de estupro que fizeram terapias acompanhadas por animas , que sofreram o mesmo tipo de violência , tiveram um resultado melhor . Este método foi apelidado de "animalterapia" .



Capítulo 3 - Fazendo Amizade Com um Gato



Em 2001 mudei junto com os meus pais , do bairro Jardim Centauro , para o bairro Jardim Santa Bárbara , em Curitiba mesmo . Porém Gisele , minha irmã , ficou morando no antigo bairro . O mais interessante é que ela ganhou uma gata e este animal proliferou tanto a sua família que no final do ano Gisele estava morando com 20 felinos .

Na época meu sonho era ter um cachorra amarela da raça "labrador" , a qual eu colocaria o nome de Dorothy Alice . Porém isto era impossível , pois meus pais viviam dizendo que nunca aceitariam o fato de eu possuir um animal de estimação na mesma residência que eles .

No ano de 2004 minha irmã doou os gatos e ficou sem nenhum bicho de estimação . Porém em 2005 apareceu um gato caolho, cinza "moriscado" e com um dos caninos avantajado, bem no quintal da minha casa . Toda a vez que eu via aquele animal , sentia medo . Além disto , minha mãe vivia dizendo que aquele bicho era pesteado e feio .

Porém em 2006 , após sofrer uma violência moral em público , eu estava admirando a beleza do quintal . Quando , de repente , vi aquele animal deitado no jardim . Então , resolvi , chama - lo e assim o felino aproximou - se . Acariciei o pelo dele e ficamos amigos .

Todas as vezes que meus pais avistavam eu brincando com o bicho , eles reclamavam . Até que , com o tempo , eles se acostumaram .

Uma vez eu estava brincando com o felino no quintal . Até que minha irmã , que veio visitar a família , começou a brincar com o animal também e disse :

- Isto não é um gato !

- É uma gata e deve ser muito velha !

- Mas o importante é que ela é dócil e gosta de você !

Desta maneira eu falei :

- Então poderei chama - la de Dorothy Alice !



Capítulo 4 - Origens de Gata Caolha .



Eu nunca soube ao certo como Doroty Alice veio parar na minha casa . Porém tenho duas versões :

1º - A Gata Caolha Era da Gisele

Um certo , dia meu pai viu a Gata Caolha e falou :

- Aposto que este bicho era um dos gatos que pertencia à Gisele . Tenho quase certeza de que ela jogou esta gata aqui só para "sacanear" a gente .

Assim na próxima visita que a minha irmã fez . Ela aproximou - se de Dorothy Alice e exclamou :

- Boa - tarde , gata fofa !

- Esta gata caolha é braba com outros gatos , por isto ela perdeu um olho numa briga !

Desta forma eu indaguei :

- Gisele , esta gata é sua ?

- Ela era um daqueles vinte felinos que você tinha ?

Desta maneira ela respondeu :

- Esta gata é mais sua do que minha !



2º - A Gata Caolha Era da Falecida Dona Laura



Uma vez , dentro do ônibus , sentei - me junto com a vizinha que morava do lado esquerdo da minha casa . Deste jeito a gente começou a conversar sobre animais de estimação . De repente eu disse :

- A senhora notou que uma gata caolha apareceu lá em casa e ficamos amigas ?!

Deste jeito ela falou :

- Diz a lenda que aquela gata pertencia à Dona Laura , que morava na mesma rua que a gente .

- Falam que esta senhora foi passear no bairro Centro Cívico , com os netos , e no meio do passeio a turma viu uma gata sendo maltratada por um grupo de "playboys" . Ao avistarem um deles furando o olho do animal , os netos de dona Laura atacaram os mauricinhos e levaram o bicho ao veterinário . Após tudo isto , aquela senhora adotou a felina e colocou junto com seus outros três gatos . O problema é que os outros animais não aceitaram a presença da nova colega , começaram a persegui - la e foi , justamente , na sua casa que ela encontrou sossego .

Desta maneira eu comentei :

- Pois , é ...

- De vez em quando eu noto que um gato siamês amarelo de olhos azuis , uma gata angorá branca e um gato preto aparecem para agredir Doroty Alice ...

- Porém todas as vezes que eles atacam a gata caolha , eu pego uma vara e expulso eles , sem machuca - los , é claro .

Assim a vizinha completou :

- Pois , é ...

- Estes gatos que você citou aí são os antigos colegas , de moradia , da gata caolha .





Capítulo 5 - Lições Que Aprendi Com a Gata Caolha



Com esta gata aprendi várias lições e irei cita - las algumas abaixo :



1º - Nunca Desista Por Piores Que Sejam as Dificuldades :

Dorothy Alice gostava de caçar passarinhos no quintal . Porém , em 2006 , antes da minha mãe adoecer , ela gostava de varrer a varanda de casa e por isto vivia com uma vassoura piaçava nas mãos .

Uma vez , a gata estava prestes a pular em cima de um pardal . Quando , de repente , minha mãe sentou uma vassourada nela . Apesar disto Dorothy Alice não desistiu e foi caçar passarinhos do outro lado da casa .

Também notei que o fato da gata ser caolha não foi nenhum obstáculo para ela . Pois esta felina continuou caçando aves perfeitamente . Tanto que , na primeira vez , que avistei Doroty Alice falzendo isto , comentei :

- Esta gata caolha caça passarinhos tão bem ...

- E , olhe , que ela tem um olho só !

- Imagine se ela tivesse dois ...

Moral da estória : Nunca devemos desistir de caçar os pássaros de nossos sonhos , por mais que mais vassouradas que o destino possa nos dar . Pois o quintal da nossa vida é sempre imenso e repleto de possibilidades .



2º - Você Poderá Ajudar um Amigo Só Com a Sua Presença :



Num dia ensolarado de primavera decidi passar graxa nos meus calçados e deixa - los secando ao Sol . Quando meus sapatos estavam ao ar livre , Dorothy Alice aproximou - se deles e começou a se esfregar nestes calçados , com os seus pelos macios , como se eles tivessem o poder de acaricia - la . No final da tarde , peguei estes meus sapatos para lustra - los e notei que os pelos da gata já tinham feito boa parte do serviço . Pois graças a eles meus calçados estavam brilhando .

Lição da cena : você pode ajudar um amigo só com a sua presença .



3º - Quem Não Tem Cão Caça Com Gato :



O ditado que mais duvidei na vida foi este aí acima .

Como alguém pode caçar com gato ?

Mas Dorothy Alice ensinou - me que este ditado está mais do que certo .

Quando eu rezava para ter uma cadela da raça "labrador" foi quando a gata caolha surgiu do nada e mostrou - me que um felino também pode ser o melhor amigo de uma pessoa .Ela provou que o ditado : "gato não gosta do dono e , sim , somente da casa" é totalmente errado .

Uma vez meu pai ganhou amostras grátis de uma nova ração de cachorro . Então ele disse - me :

- Ofereça esta ração de cães para a gata ...

- De repente , ela gosta ...

Mesmo duvidando que esta ideia desse certo , resolvi dar aquela comida para a felina . Porém fiquei assustada quando vi que Dorothy Alice comeu toda a ração para cães . Logo pensei :

- Quem não tem comida de gato , come ração para cachorros .

Nos primeiros meses passei a oferecer leite , num potinho , para a gata . Porém meu pai não gostou da idéia e chamou - me a atenção . Como nem sempre tinha ração de bichos para dar ao animal pensei :

- Se a gata comeu ração de cachorros ...

- Bem que ela pode se alimentar da refeição preferida da sua presa :

- Pedaços de queijo !

- Afinal queijo é laticínio e gatos gostam de leite .

Naquele segundo ofereci um pedaço de queijo para Dorothy Alice , ela adorou e até hoje faço isto .

Moral da estória : muitas vezes os alimentos dos nossos rivais podem ser nossas principais comidas , também .



4º - Não Adote um Animal de Estimação , Espere Que Ele Adote Você



Muitas pessoas escolhem um animal de estimação pela beleza , sem pesquisar se a personalidade dele é compatível com a alma do seu futuro dono . Este é um grande erro . Por causa deste tipo de equívoco é que muitos animais de estimação são abandonados pelas ruas . Uma pessoa pacata jamais se harmonizaria com um animal travesso e

vice-versa .

Minha amizade com Dorothy Alice deu certo porque ela me adotou .



5º - Quando Receber Carinho Procure Estende - lo à Alma



Na primeira vez que acariciei Dorothy Alice , notei que ela tentava estender os carinhos para outros objetos . Ela se esfregava no muro como se ele fosse a extensão das minhas mãos e depois voltava para os meus braços .

Moral do ato : toda a vez que receber carinho no corpo , procure estende - lo para a sua alma pois isto faz bem para sua autoestima .



6º - Nunca Julgue uma Criatura Antes de Saber a Verdade



Um certo dia , resolvi colocar uma calça suja de molho . Para isto fui até a lavanderia que ficava em frente ao quintal onde a gata me observava . Eu ia colocar a roupa de molho , quando notei que estava com um relógio que não era a prova da água . Então , rapidamente , tirei o objeto e coloquei - o em cima da máquina . Depois mergulhei a calça de molho . Assim fui para o meu quarto . Chegando lá percebi que tinha deixado o relógio em cima da máquina de lavar . Fui até ao local e desesperei - me quando não encontrei o objeto . Deste jeito minha família ajudou - me a procurar o relógio . Então pensei em voz alta :

- Como meu relógio foi desaparecer de cima da máquina ?

- Ninguém estranho estava em casa ...

- Só eu e a ...

- Gata !

Após esta reflexão fui revistar o animal , que escondia uma coisa em suas patas . Mas vi que o objeto era apenas um caroço de pêssego . Mesmo assim ralhei com o bicho :

- Quem pegou o meu relógio ?!

- Só pode ser você , né , gata ?!

- Você fez com ele ?!

Naquele mesmo instante meu pai achou meu relógio dentro do balde onde a calça estava . Desta forma eu disse :

- Desculpe , Dorothy Alice !

- Pois agi de uma forma precipitada !

Lição da cena : nunca julgue alguém sem antes ter certeza , absoluta , do fato em questão .



7º - Toda a Lenda Tem Um Fundo de Verdade



Uma vez resolvi buscar no Google a seguinte expressão : lendas sobre gatos caolhos . Então vi num site que , nos Estados Unidos encontrar , um gato caolho é sinal de sorte e toda a vez que alguém encontra um bicho assim , para aumentar a sua expectativa de sorte , a pessoa deve cuspir na mão direita e dar três pulinhos .

Ora , Dorothy Alice só trouxe sorte para minha vida .



Conclusão Final :

Através deste meu relato é possível concluir que a "Animalterapia" funciona de verdade e traz excelentes resultados . Minha convivência com a gata caolha fez com que minha saúde física melhorasse e minhas crises de depressão baixassem .
Pin It
Atualizado em: Dom 9 Ago 2009

Comentários  

#2 seth 21-09-2009 23:38
muito bom,felicidades pra voce e dorothy alice,abraços
#1 seth 21-09-2009 23:38
muito bom,felicidades pra voce e dorothy alice,abraços

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br