person_outline



search

O USO E O PODER DO RITUAL

Só a Luz Interior pode levar um homem à Grande Luz. Isso, porém, é a suprema realização. E para correlacionar ta experiência a consciência normal, a fim de que ela não venha a passar como o fulgor de um relâmpago, é necessário que a consciência seja preparada para a sua recepção. Quando recordamos que cada objeto que está no plano da forma física tem dentro de si a substância de cada um dos outros seis planos de manifestação, e que cada aspecto da substância é modelado em uma forma , de acordo com as leis e tipos do seu próprio  plano, veremos que cada objeto material tem analogias em cada plano do Universo Manifestado. È pelo uso dessas analogias que os sistemas de simbolismo são construídos.

Se aqueles que têm conhecimento da Luz Divina em qualquer de seus aspectos desejam dar assistência a um iniciado, para que ele obtenha uma compreensão consciente da natureza daquela Luz, terão de fornecer-lhe uma cadeia de idéias associadas a uma verdadeira Escada de Jacó, levando aos planos diretamente para cima, como uma exata correlação em cada um deles.

Nem todos os objetos que ele pode escolher a esmo, de acordo com sua semelhança superficial com a coisa que pretende simbolizar, podem fazer isso, e sós aqueles que conscientemente, sobem de plano são competentes para preparar um sistema de simbologia, e, dentre esses, os que podem passar através dos sete planos são muitos raros. Portanto os Iniciadores de menor capacidade mental contentam-se em confiar no simbolismo dos Manus de sua raça, mesmo que eles próprios não possam interpretar mais altos porque sabem que seus iniciados, quando alcançam o plano têm direito a receber qualquer grau de iniciação, saberão , sendo-lhes mostrado o Símbolo Cósmico, fazer por si mesmos a interpretação. Portanto, é de grande importância ter acesso aos rituais que os Mestres do Passado, instituíram, trabalhando cada qualem Seu Grau.

Cada objeto de uma Loja deve ser uma representação simbólica dos diferentes aspectos da força, funcionando sobre o plano para o qual se pretende elevar a consciência do neófito (por isto é necessária à preparação simbólica de cada Loja de acordo com o Grau) Nada deve ser omitido, e nada estranho deve ser incluído. A criação de uma imagem, de um símbolo na consciência forma um ponto de contato com a força que ele pretende representar. Forma, cor, movimentos,som e incenso impressionam os meios de acesso dos sentidos físicos, cada um dos quais é um símile dos sentidos sutis, e assim a imagem simbólica é construída como a experiência pelo corpo sutil sobre o qual está destinada a agir.

Em uma Loja, porém, a cerimônia é realizada pela congregação. O iniciado é o principal ator num espetáculo de mistério, no qual ele passa, em ação simbólica por certas experiências do espírito em sua transição das trevas para a LUZ. Espera-se que ele faça voltar á memória experiências pelas qual o espírito passou em ultra consciência e, a não ser que o iniciado tenha essa base de realização subconsciente com a qual possa trabalhar, a iniciação é para o candidato, uma cerimônia de grande significação e personal. Cada Grau marca a conclusão, não o inicio de um estágio na Senda. A verdadeira iniciação é uma experiência espiritual. Passa através da representação simbólica da morte e ressurreição (morte do profano para o nascimento de em iniciado).

Todas essas influências são empregadas para construir uma Grande Forma de Pensamento na mente grupal da Loja e nessa força-pensamento serão injetados as potencialidades evocados pelos Nomes de Poder usados no Ritual Iniciatório e essas influências são focalizadas sobre o candidato enquanto ele se encontra em estado de exaltada consciência. Esse é o fundamento lógico da Iniciação.

O iniciado (candidato), enquanto está desempenhando o ritual com seu corpo físico, deve lembrar-se de que é apenas um símbolo do homem Divino que ele está representando, e deve conscientemente cumprir à risca as ordens do Espírito que estão sendo promulgadas nos planos sutis.


Pin It
Atualizado em: Qui 6 Out 2011

Comentários  

#3 PauloJose 08-10-2011 16:33
O TERRÍVEL QUE AS IGREJAS SÓ SABEM NOS APEDREJAR,DIZENDO QUE É SECRETISMO. E ANDAM FAZENDO PIOR.
VAMOS IRMÃO CUIDAR DO NOSSOS IRMÃOS, GOTEIRAS FICAM DE LADO,IREMOS CUIDAR DE NOSSAS OFICINAS E DE NOSSO MOSAICO. :roll:
#2 wicos 07-10-2011 21:20
bom mesmo o texto do amigo parabéns do amigo wicos
#1 saavedra1946 06-10-2011 21:48
Muito bom amigo, ou Irm:.? T.F.A.

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222