person_outline



search

SABEDORIA, MORALIDADE E VIRTUDE

Palavras respeitáveis, porém vagas, sobre as quais se discute, desde há muitos séculos, sem se chegar a um acordo.

Queria ser sábio, porém, terei eu certeza de minha sabedoria, enquanto possa crer que os loucos são mais felizes e até estão mais alegres que nos somos?

È preciso ter bons costumes, porém todos somos um pouco como as crianças; as moralidades nos adormecem. È que nos ensinam moralidades tolas que não convêm à nossa natureza. Falam-nos dos que não nos interessa e pensamos noutra coisa.

A Virtude é uma grande coisa: seu nome quer dizer FORÇA, PODER. O mundo subsiste para nós a virtude de Deus. Porém para nós o que consiste a Virtude? Será uma virtude jejuar para enfraquecer a cabeça e amaciar o rosto? Chamaremos nós virtude a simplicidade do homem de bem que se deixa despojar por velhacos? Será Virtude abster-se, por temor de abusar? Que pensaríamos nós de um homem que não andasse, com medo de quebrar a perna? A Virtude em todas as coisas é o oposto da Nulidade, do Topor e da Impotência.

A Virtude supõe a ação: pois se ordinariamente opomos a virtude às paixões, é para mostrar que ela só nunca é passiva.

A Virtude não é somente a Força, mas também a Razão diretora da força. È o poder equilibrante da Vida.

O grande segredo, da Virtude, da virtualidade e da vida, quer temporal, quer eterna, pode formular-se A ARTE DE BALANCEAR AS FORÇÂS PARA EQUILIBRAR O MOVIMENTO.

O Equilíbrio que é preciso procurar não é o que produz a imobilidade, mas o que realiza o movimento. Pois a imobilidade é a morte e o movimento é a VIDA.

Este equilíbrio motor é o da própria natureza. A natureza equilibrando as forças fatais produz o mal físico ou mesmo a destruição aparente para o homem mal equilibrado. O homem se liberta dos males da natureza, sabendo subtrair-se poder um emprego inteligente da sua liberdade, á fatalidade das forças. Empregar aqui a palavra fatalidade porque as forças imprevistas e incompreendidas pelo homem mal equilibrado lhe parecem necessariamente fatais.

A ciência da vida é a ciência do equilíbrio moral.

Conciliar o saber e a religião, a razão e o sentimento, a energia e a bravura eis o fundo deste equilíbrio.

A verdadeira força invencível é a força sem violência, os homens violentos são fracos e imprevidentes, cujos esforços se voltam sempre contra eles mesmos.

A afeição violenta se assemelha ao ódio e quase á aversão.

 A Cólera violenta faz com que as pessoas se entreguem cegamente aos seus inimigos.

O Grande Arcano da Magia, o arcano único e incomunicável tem por objeto pôr por assim dizer, o poder divino ao serviço da vontade do homem.

Para chegar à realização deste Arcano é preciso OUSAR o que se deve e CALAR-SE com discernimento.

Todos escondem um segredo que é bem fácil de adivinhar e que é este: TENHO UMA PAIXÃO QUE A RAZÃO CONDENA E QUE PREFIRO A RAZÃO; É POR ISSO QUE VENHO CONSULTAR AOS MESTRES DO DESVARIO, A FIM DE QUE ME FAÇA ESPERAR, QUE ME AJUDEM A ENGANAR MINHA CONCIÊNCIA E ME DE A PAZ DO CORAÇÃO.

Quando não sabemos, devemos procurar a aprender. Enquanto não se sabe é temerário OUSAR, porém sempre é bom CALAR-SE.

A.R.L.S. Fraternidade Maçônica nr 11

GRANDE LOJA Regular do Rio Grande do Sul

Confederação da Maçonaria Regular do Brasil

Oriente de Cruz Alta

www.grandelojars.org

RONALDO LIMA VENERÁVEL MESTRE


Pin It
Atualizado em: Sex 21 Out 2011

Comentários  

#3 LucianoRochaRoots 10-11-2011 23:13
Penso eu: Sabedoria é parte da energia dual do Universo, da criação, presente em tudo, e no movimento do cosmos. Nós podemos absorver conhecimento para praticar, ou absorver diretamente da fonte, Deus, sabedoria completa. A Moralidade esta presente na energia da Sabedoria, pois é natural que o Universo possua moralidade. Já no homem a moralidade tem que ser aprendida e desenvolvida, mesmo assim para nós ainda é um conceito vago, como você mesmo disse, comparando à energia universal da moralidade completa. As Virtudes são características da moralidade entranhada na alma, no espírito, assim como nas vidas passadas. Parabéns pelo escrito!! Abraço!
#2 azara 23-10-2011 14:38
Muito bom seu texto faz com que pensamos muito em novos conceitos e tentar procurar estudar e ler bastante .Abraços
#1 wicos 22-10-2011 20:45
é verdade amigo , ela é a fonte inesgotavél pra quem ,a procura belo texto valeu do amigo wicos

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222