person_outline



search

7 Conselhos para Lidar com Pessoas Difíceis

Pessoas Difíceis

 

Quem são ? De onde vieram ? Como se reproduzem ?

 

Milhares de livros, e milhões de artigos, foram e são escritos diariamente sobre como: tratar, lidar, e conviver com pessoas difíceis. A grande maioria deste conteúdo literário tem como base a psicologia para traçar fórmulas fixas e mágicas para melhorar o relacionamento com estas pessoas, principalmente no ambiente de trabalho.

 

Apoiando-me em um estudo prévio de diversos artigos, também no livroDealing with Difficult People, de Rick Brinkman e Rick Kirschner,e principalmente em minhas experiências pessoais em ambientes coorporativos, procuro ilustrar resumidamente algumas características encontradas nas pessoas denominadas difíceis, analisando por que nos irritamos com estas pessoas, temos uma enorme dificuldade no convívio diário, e as conseqüências desagradáveis destas características para a própria pessoa, concluo apresentando minha opinião pessoal, e objeto deste artigo: o aconselhamento de como podemos ou devemos tentar lidar genericamente com algumas situações rotineiras envolvendo tais pessoas.

 

Tipos de Pessoas difíceis, inúmeros rótulos são atribuídos as estas pessoas, tais como: granada, tanque de guerra, joga-culpa, manipulador, controlador, sabe-tudo, pessoa sim, pessoa não, pessoa talvez, e milhares de outros. Sou totalmente contrário a essa maciça rotulação do ser humano em todos os aspectos da vida, e entendo que devemos analisar características e não rótulos, neste momento me resguardo o direito de não revelar qual ou quais, mas afirmo que me enquadro ou já me enquadrei em algum momento de minha vida pessoal ou profissional, em uma ou algumas das características listadas a seguir. Isso me torna também uma pessoa difícil !!! e quem não é ?


  • ·         Abuso de poder, tirar vantagem de sua posição hierárquica e fazer valer sua vontade.
  • ·         Raiva e agressividade desproporcional a situação, e não inerente ao ambiente de trabalho.  
  • ·         Elevação da voz e até mesmo escândalos públicos para afirmar seu posicionamento.
  • ·         Sofismo e manipulação.
  • ·         Nunca arcar sozinho com os riscos e as conseqüências de suas ações. É preciso achar sempre alguém a quem possa culpar ou dividir a culpa.
  • ·         Dissimulação, sabotagem, fofocas e comentários depreciativos de seus pares.
  • ·         Não saber ouvir, porque perder tempo com "idéias medíocres".
  • ·         Falta de otimismo ou pessimismo, se hoje não está bom, amanha estará ainda pior.
  • ·         Total omissão, falta de um feedback textual, verbal, ou mesmo corporal.
  • ·         Falta de senso critico, não perceber o momento de encerrar a brincadeira, e que a mesma pode esta incomodando.
  • ·         Dentre muitas outras.

 

Com pouca margem para erros, e por mais salutar que seja seu ambiente de trabalho, posso afirmar que neste momento ao olhar à todas as direções, é possível identificar ao menos uma pessoa que possua alguma ou diversas das características acima. E você não as possui ?

 

Porque pessoas comuns se tornam difíceis, como leigo em psicologia, acredito que em parte, os traços de personalidade do individuo, representam um bom percentual do problema, em outras palavras, que estes traços de personalidade dificultam o convívio social do individuo, principalmente no ambiente de trabalho.

 

O percentual restante, acredito que possa ser atribuído a sua estória particular, suas experiências, e vivências. Estas, podem tê-lo fragilizado a ponto do mesmo não conseguir manter relações saudáveis e amenas com todas as pessoas, por este motivo, não é raro termos relatos de indivíduos que são amáveis em casa e uns déspotas no ambiente coorporativo ou vice-versa.

 

Conseqüências desagradáveis, é natural do ser humano analisar os problemas sempre de seu ponto-de-vista, neste caso especificamente, os malefícios criados pelo convívio com estas pessoas denominadas difíceis, porém, é importantíssimo salientar e termos em mente que estas pessoas também sofrem diversas conseqüências por serem como são, ou mesmo por não saber ser ou se portar de outra forma. Perdem oportunidades de negócios, empregos, amigos, relacionamentos, por não terem o discernimento ou mesmo a humildade de assumir que necessitam de ajuda para mudar.

 

O quanto difícil é uma pessoa, somos seres únicos, vivemos e visualizamos cada fato igualmente de forma única, com isso não existe um parâmetro comparativo para determinar o quanto difícil é uma pessoa. Esta mesma pessoa pode possuir características totalmente insuportáveis para um determinado grupo, ser apenas inconveniente ou mesmo inoportuno para outro grupo, e totalmente agradável a um terceiro grupo. Esta mesma pessoa pode possuir qualidades e características excepcionais a função que exerce, ou mesmo lucrativas a empresa, fazendo com que seus defeitos sejam convenientemente aceitos no ambiente corporativo.

 

Como conviver com estas pessoas, definitivamente não acredito em fórmulas fixas, mágicas, e definitivas para o auxilio no convívio com as denominadas pessoas difíceis. Cada pessoa é única, e cada situação é igualmente única e assim deve ser tratada. Estas pessoas, como pode ser entendido no decorrer deste texto, somos nós mesmos, no dia-a-dia, em nosso ambiente de trabalho ou familiar, possuímos sem sombra de duvidas, mesmo que não tenhamos coragem de assumir, uma, duas, três, ou muitas das características elencadas no texto, ou outras não elencadas que nos classificam como pessoas difíceis para determinados grupos e agradabilíssimas para outros grupos.

 

Como uma pessoa difícil, posso aconselhar apenas algumas pequenas ações, como:

 

1-   Bom senso, muita calma e paciência, sempre em qualquer situação.

2-   Nunca tente mudar o próximo, é extremamente decepcionante e inútil.

3-   Cuide bem de sua autoestima, e nada te afetará.

4-   Alinhe suas expectativas em relação ao próximo, evita grandes decepções.

5-   Não fuja do problema, esta estratégia não se sustenta, você terá inevitavelmente que agir.

6-   Evite sempre o conflito direto e agudo,aguarde o momento certo de falar e se impor.

7-   Seja flexível – faça sua auto-análise, o problema pode não ser ou estar no próximo.

 

 

"Paciência e Tempo, dão mais Resultados do que Força e Raiva"

Jean de La Fontaine

Teólogo Fabulista

Pin It
Atualizado em: Dom 29 Mar 2020

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br