person_outline



search

Vídeo “Quando a dor de barriga vem...”

Eu vou aproveitar este espaço e vou descrever o meu vídeo favorito, que é o mais impressionante que já vi na minha vida. Ele foi publicado no site de vídeos YouTube originalmente com o nome de “pegou o cagão no flagra”. Esse original não está mais lá, porém outras pessoas o publicaram posteriormente com outros nomes. “Quando a dor de barriga vem...” é o título que eu considero mais adequado, sendo que existem também os títulos “Taffarel dando uma grande cagada narrada por Galvão Bueno”, “Cagou na rua”, “Mas que merda hein?”, etc, com mais algumas variações desses títulos. Eu sinto muito por citar essas palavras grotescas que não fazem parte do meu vocabulário; mas, para descrever esse vídeo, tudo vale a pena.

            No início de 2014, a entrada da empresa de monitoramento e vigilância “Amazonas Segurança Eletrônica”, localizada no bairro Planalto Anil III em São Luis, capital do estado do Maranhão, foi palco de um espetáculo muito especial. O edifício onde funciona essa empresa não possui recuo frontal, de forma que a entrada é alinhada com a calçada. Naquele fatídico dia, havia um carro da empresa parado nessa calçada. Repentinamente, um jovem de mochila nas costas se aproxima do carro, vira-se de costas ao se aproximar da grade da entrada, abaixa a bermuda e despeja num segundo uma diarreia que se esparrama pelo chão como a mais deliciosa cobertura de chocolate. A seguir, ele olha para todos os lados, usa algumas folhas do que parece ser um prospecto de propaganda, que já trazia nas mãos, para se limpar, levanta a bermuda e vai embora, deixando para trás o líquido precioso coberto pelos papeis. Tudo rápido, calculado, direto e sublime, registrado por uma câmera que estava na posição perfeita e com a nitidez perfeita para o espetáculo.

            O vídeo original mostrava uma sequência em tempo real e, em seguida, outra em câmera lenta, ao som da conversa dos funcionários que pareciam estar entretidos com a análise da situação. Hoje, mais de um ano depois, esse vídeo já se tornou viral, divulgado em blogs de humor e publicado em diversas outras línguas.

            Resta ao espectador dar asas à imaginação e especular sobre as circunstâncias. De onde estaria vindo aquele jovem? Qual seria a idade dele? Ele é bonito e aparenta estar entre o terceiro colegial e o início da faculdade. Será que ele estava voltando do local de estudo? Ou indo? Como será que estava a dor de barriga dele? O prospecto que ele segurava nas mãos evidencia que estava já procurando um local escondido para defecar. Será que ele se sentiu muito desconfortável? Ou encarou a situação com serenidade? Como estava o fedor daquela diarreia? Será que a dor de barriga acabou naquele momento ou ele teve outras diarreias no mesmo dia? Como foi a surpresa de quem encontrou a diarreia despejada na entrada da empresa? E a sensação de quem teve que limpá-la? São tantas perguntas que podem ser feitas...

            O máximo que eu consegui apurar, pelo rastreamento das pistas e pesquisando pela Internet num trabalho mais do que gratificante, foi o endereço exato do local do espetáculo e sua visualização no Google Maps. Se eu não morasse tão longe, iria pessoalmente até lá, apreciaria toda a região lindeira e tentaria contato com os funcionários que trabalhavam na empresa na época. Eu seria o turista impressionado e boquiaberto que visita o local de um grande acontecimento que não foi aberto ao grande público.

            Enfim, a nitidez da câmera, a proximidade da cena, a beleza do protagonista, a liquidez da diarreia, o ângulo perfeito da filmagem fazem desse vídeo o melhor que o YouTube já exibiu, na minha opinião. Sua grandeza jamais será superada; os vídeos semelhantes que aparecerem — e oxalá haverá muitos ainda — poderão, no máximo, se equiparar a ele. É uma cena tão esplêndida que a Literatura não dispõe de palavras ou figuras de linguagem para recriá-la. Mentalmente, eu agradeço sempre aos abençoados funcionários da “Amazonas Segurança Eletrônica” por terem divulgado as imagens. E, principalmente, àquele jovem que nos presenteou com seu maravilhoso espetáculo.

Pin It
Atualizado em: Dom 3 Maio 2015

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222