person_outline



search

Erros de Português? X

Dois velhos conhecidos encontram-se e trocam saberes sobre a vida.
- Você ainda se confunde com “ir ao encontro” e “ir de encontro”? A noiva foi ao encontro do noivo ou de encontro ao noivo? Qual forma usar?
- Se a noiva foi beijar o noivo pode-se dizer “A noiva foi ao encontro do noivo para beijá-lo ”. É algo agradável. Em outra situação aparece o desagradável.
A noiva entrou no instante em que o noivo saia e os dois chocaram-se. Pode-se dizer “A noiva foi de encontro ao noivo e bateram as cabeças”. Doeu...
Eu associo “ao” a “agradável”. Como em “Suas palavras vêm ao encontro do que penso”, ou seja, concordamos. Agora, em “Essas medidas vêm de encontro às nossas necessidades” é choque; as medidas não nos agradam.
- Interessante. Ainda tenho lido alguns “entre eu e você”. Dá até um arrepio, sabe? O “entre” pede o “mim”: “entre você e mim”, “entre mim e ele”, “entre mim e fulano”. Juntar “entre” com “eu” não dá certo de jeito algum...
- Uma palavra complicada é “obrigado” ou “obrigada”. É comum ouvir-se como resposta “obrigado você”. Está errado, pois eu estou obrigando você a algo, quando eu é que me sinto obrigado a algo. Então, o certo é “obrigado, eu”.
- Ah, então devemos falar da outra forma comum e errada: “de nada”. Alguém diz “obrigado” e vem a resposta “de nada”. O certo é responder “por nada”. Se alguém disser “obrigado”, basta responder “obrigado eu” ou “por nada”.
- Isso me lembra do “agradecer”. Eu agradeço “a oportunidade” e não “pela oportunidade”; “Agradeço seu contato” e não “Agradeço pelo seu contato”.
- Ótimo! Você sabe como empregar “tal qual”? Fiquei horrorizado, pois descobri que “Os filhos são tal qual os pais” está errado e eu sempre falava assim.
- É erro comum. O “tal” combina com a primeira parte e o “qual”, com a segunda. “Renato é tal qual o pai” ou “Renato é tal quais os pais” ou “Renato e Pedro são tais quais os pais” ou “Renato e Pedro são tais qual a mãe”.
- Que simples! Muitas vezes nós mesmos gostamos de complicar as coisas. Sabe que eu aprendi um jeito fácil de entender a diferença entre ética e moral?
- Ótimo! Também quero saber, mas terá de ser no nosso próximo encontro...
Pin It
Atualizado em: Qua 6 Mar 2024

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br