person_outline



search

A Experiência do jardim

O paraíso foi comparado ao jardim do edem, onde tudo se fez pela palavra de Deus pai, ele ordenava e tudo se fazia, assim  Deus criou cada coisa com sua personalidade e individualidade assim ele o fez, ate chegar na criação do homem ao qual ele o fez com suas próprias mãos ( CF GENESIS 1.26-31), pois  a criação do homem lhe era cativo de honra , e de cuidados próprios, cada detalhe foi pensado e sonhado por ele, cada traço demostra a perfeição artística do criador, sendo ele o pai da criação, ele concedeu a nos sua criatura uma detalhe exclusivo que muitas da vezes não nos damos conta, temos a arte do criador para criar, ele divide com sua criatura o status de artista, não por aparecer mais para criar.
Com isso o jardim era o lugar reservado pelo fundador para seus filhos, la eles não teriam esforço nenhum, muito menos dores e lamentos, pois tudo foi criado para servir a eles, nisto cabe o homem morador daquele jardim, dar nomes as criaturas para que eles também tivesse identidade, como moradores do jardim do pai, mais tudo muda ao encontro do homem com a desobediência à voz de pai que diz: Não como do fruto da arvore que esta no centro do jardim (Genesis 3.1-5­). Os moradores daquele lugar ao desagradar a Deus, perceberam que estavam nu, não sem roupa, mais sem a pureza de criatura, perderam o fio que os ligavam ao jardim, e assim quando o pai que os visitava todos os dias ao fim da tarde vem para fazer como era o seu costume percebe que eles não estão, estão escondidos por medo e vergonha, mal sabiam que o pior ainda estava por vim.

    O Pai que ate então tinha uma aliança de amor com o homem se ver só, eles não cumpriram a única regra que o pai tinha de não come, assim o homem começa a caminhar distante de Deus, que fecha o paraíso para que a criatura não retorne ate que o tempo passe, e no final de varias tentativas de uma nova aliança com  o homem ele resolve mandar seu próprio filho para ser a eterna aliança, único e eficaz selo sobre o filhos perdidos de Deus, Jesus vem então selar esta aliança e ser ver novamente no jardim, as véspera do sacrifico da pascoa, jesus sendo homem e Deus, no járdim das oliveiras vê sua humanidade como a de nos todos humanos somente, sofrer com o abandono, ele pediu ao discípulos fiquem comigo, mais eles se deixam vencer pelo sono, assim nosso senhor fica só numa angustia de morte, pois sabe o que vem por ai, então sofre ao ponte de seu sangue precioso verter pelo sua pele, revelando sua extrema angustia humana de medo e solidão.

     Há uma relação entre esses dois caso no primeiro o homem escolhe sair do lugar reservado pro Deus na segundo caso o próprio Deus faz a alusão de retornar ao sagrado, ao lugar onde deus se esconde , distante de tudo o que poderia se passar por Deus, o homem criado por Deus por medo causado por sua desobediência se esconder, tem medo, vergonha, teme o amor traído do seu criador, já Jesus sendo Deus teme o amor traído da sua criatura criada por seu pai, que não entendem que o jardim na mais é que o lugar do encontro, o homem ao ouvir os passos de Deus se escondeu, Jesus no jardim ao ouvir os passos do soldados se entrega antes que todos se machuquem, o que o homem não fez por medo Jesus fez por missão, e ai podemos pensar então o que representa o jardim ?

      O Jardim é lugar do cuidado, da esperança, do encontro, o jardim é onde o homem encontrar com o criador que cura suas feridas e enxuga suas lagrimas, mais também é o lugar do confronto, confrontar quem você diz ser e quem você realmente é, os passos no jardim podem assustar, mais são passos de amor, passos de um DEUS que mesmo sabendo o que fez sua criatura, ele ainda o procura por que quer ouvir dela a sua historia, quer ouvir dela o que á fez tomar aquela decisão, penso que nas portas do paraíso esta escrito: EU AMO VOCE, para que o homem do lado de fora quando olhar de onde ele saiu se lembre de que há alguém que o ama.
Pin It
Atualizado em: Seg 15 Fev 2021

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br