person_outline



search

Transferência e contratransferência em sala de aula

Bem já era de se esperar que um professor não utilizasse a transferência e a contratransferência como instrumento de trabalho, como ocorre na psicanálise, mas os professores sem que percebam, são objetos da transferência de seus alunos e estes, objetos de contratransferência dos docentes.
Dentro de uma sala de aula, aprendizagens e conflitos muitas vezes acontecem em função desta representação atribuída ao outro. Não é a toa que ocorrem " preferências" e que alguns alunos são amados ou não, por diferentes professores e vice-versa. É interessante perceber num conselho de classe que as opiniões divergem entre professores quando se referem à mesma turma que para uns é insuportável e para outros , dócil e amigável.Existem alunos que não conseguem aprender com determinado professor, mas com outro, da mesma disciplina, são capazes de brilhar em seu rendimento.Esta é uma questão polêmica e séria!
Muitos dos problemas da Educação são consequentes destes vínculos mal trabalhados dentro da escola , que normalmente não contam com profissionais que possam atuar nestas relações para solucioná-las.Nos setores de Orientação educacional a maior preocupação dos profissionais é com o rendimento de seus alunos e suas possíveis conseqüências : Reprovação, jubilação, evasão, etc... Não existem profissionais que se preocupam em avaliar ou diagnosticar os impasses que se criam nestas relações de amor e ódio: Quem representariam estes professores para seus alunos e quem seriam estes alunos para os seus professores?Toda a figura que representa autoridade para o aluno, sendo ele criança, jovem ou adulto, sempre será percebida de forma particular e individual. Normalmente são vivências do passado de cada indivíduo que "escolhe" o outro para depósito de sua demandas ou às vezes para conter os afetos do passado. Este é um dos maiores problemas que ocorrem nas salas de aula e que poucos se dão conta. Se todos fossem orientados e conscientizados , grandes problemas seriam evitados e a escola poderia se tornar o objeto do desejo de cada um de seus freqüentadores , transformando a aprendizagem em algo prazeroso para docentes e discentes.
Uma das razões de se considerar as avaliações de aprendizagem dos alunos como sendo arbitrárias, é pensar na possibilidade de serem reprovados alguns "gênios" que não se adaptaram à determinados professores ou à determinadas escolas.Uma reprovação poderá ser catastrófica para a auto- estima de uma criança ou de um jovem, que em razão deste resultado poderá desistir de lutar e dar continuidade aos seus estudos, ou passar a apresentar distúrbios de conduta, TDAH e outros. O status quo do professor estará assegurado e as crianças repetentes sempre serão as responsáveis por suas dificuldades.Mesmo que as razões do déficit sejam apenas de desadaptação ou de desencontros em suas relações com seus pares ou com o ambiente escolar. Muitas vezes do professor que não conseguiu transmitir seus conhecimentos.
Não podemos esquecer que é característica da idade, o questionamento, a ousadia, o desacato e outros comportamentos que deverão ser revertidos por adultos seguros e conscientes que não regridam e disputem com os mais novos como se assim fossem. Não podemos chamar de "aborrecentes"(termo pejorativo) e sim de juventude que quer testar os limites e a confiança dos adultos que um dia terão que ser. Estes limites deverão ser apresentados de forma educada e respeitosa para que eles sintam que existem referenciais .
A inteligência emocional aborda alguns aspectos que facilitam estas relações em sala de aula e de interessante leitura para os dedicados à profissão.
Importante ressaltar que estas observações são empíricas e que os dados foram colhidos durante vinte e cinco anos de dedicação , estudo e prática. Talvez possam servir de fontes científicas para os que se dedicam hoje , a esta área de estudo .
Salvar a Educação é tarefa de todos os que se dedicam à continuidade do nosso País democrático.
Míriam Stolear
.
Boa sorte!

Pin It
Atualizado em: Sáb 16 Ago 2008

Comentários  

#4 PauloJose 31-05-2014 05:38
HOJE EM DIA :-? EXISTEM POUCOS "PARACELÇO"
#3 PauloJose 31-05-2014 05:38
HOJE EM DIA :-? EXISTEM POUCOS "PARACELÇO"
#2 PauloJose 28-02-2014 20:22
orai sem sessar, á um país democrático.
parabéns....
#1 PauloJose 28-02-2014 20:22
orai sem sessar, á um país democrático.
parabéns....

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br