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São Paulo é o túmulo do samba.
O que diria o Metternich, Castlereagh, Clemanceau, Chamberlain, Henry Kissinger e o Sérgio Vieira de Mello de um diplomata que dá uma declaração pública ofendendo uma minoria de um determinado meio artístico?
Talvez o tal diplomata que cometeu a ofença tenha tido essa atitude preconceituosa contra uma cidade brilhante, ou contra samba chamado de paulista. Nos dois casos é preconceito, e um diplomata não deve exibir em público as suas preferências intimas sob pena de vir a se tornar um poetinha, como o Toquinho o chamava. Eu sei que foi no sentido carinhoso da palavra. O Toquinho era do Bom Retiro, bairro de Sampa, como todos sabem.
Acho que foi afastado do Itamarati por total ausência de ponderação e equilíbrio como uma lei insubstituível na diplomacia - como diria o Barão do Rio Branco.
Ouvi dizer que, devido sua habilidade diplomática, o ministro das relações exteriores do Brasil queria mandar o subordinado para servir cinco anos como terceiro secretário no consulado brasileiro em Adis Abeba, na Etiópia.
Ao saber do trampo ele queimou o chão do Itamarati. Picou a mula.
O cara tinha acabar fazendo versos para a MPB, grana e muita fama. E, com a recém adquirida fama, transar algumas mulheres interessantes com aquele seu pinto meio mole.
Me contaram; não sei quem.
Botou banca com toda panca dizendo pras mulheres que “desculpem as feias, mas a beleza é fundamental”. Justo ele, um puta cara sem nenhuma beleza aparente.
Porque se dependesse do seu skill diplomático e da sua beleza física ele morreria de fome e não comeria ninguém gostosa, como ele de fato comeu. Cosi per dire.
Homem feio e meia bomba com mulher bonita? Hummm...
Acho que esse cara usava terninho de marinheiro e pulava amarelinha quando era criança.
Como pôde ignorar o Caco Velho, Adoniram Barbosa, Germano Matias, Paulo Vanzolini, Geraldo Filme ....
Sem falar na moçada da Barra Funda, Casa Verde, Lapa, Bela Vista, Vila Matilde, Vila Maria..., que já faziam samba na paulicéia, herdado das suas raízes africanas trazidas pelos escravos das fazendas de café, desde o século XIX. Ou seria século XVIII, hein, Eduardo Gudin?
Ele não sabia que o samba de São Paulo só podia ser composto nos fins de semana. Apenas. De segunda a sexta o patrão não deixa.
Quem escreve versos do tipo “a felicidade é como a gota de orvalho numa pétala de flor” não podia dizer tamanhas besteiras.
- Vinicius de Moraes (ex- funcionário público e poeta): - São Paulo é o tumulo do samba.
- Patropi (de óculos escuros e o inseparável embornal de couro): - Pô, meu, esse cara parece que nem sei...
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