person_outline



search

Conversa de botequim.

- Me contaram que um político carioca ofereceu nacionalidade brasileira para o falecido Ronald Biggs – aquele famoso ladrão do assalto ao trem pagador na Inglaterra - e que, caso aceitasse, o transformaria em deputado estadual, federal e senador da república – disse um dos amigos.

- E o inglês aceitou? – disse o outro.

- Não. Alegou que seria impossível conviver com gatunos de gente pobre. Que ele era da turma do Lord Locksley.

- Quem é o Lord Locksley?

- O Robin Hood.

- No meu tempo de rapaz, para demonstrar indignação com a classe política, os eleitores votavam no Cacareco aqui no sul, e no nordeste votavam no Bode Cheroso, que não podiam cumprir mandato. Agora votamos em costureiro de miolo mole, cantor de cabaré e palhaço de circo analfabeto e alguns indivíduos tão confiáveis quanto um lobo faminto, e que cumprem mandato.

 - São os ossos da democracia.

- Como assim?

- Bom, aqui no Brasil elege-se o Tiririca; na Itália um buffone de ópera do Gaetano Donizzetti; nos EUA, Conan - o bárbaro; no Egito ressuscitaram um Faraó, em pleno século XX; na Síria um Califa dos contos do Malba Bahan e por aí vai...

- Então a democracia é uma merda?

 - Outros sistemas também são, quando a maioria dos que aceitam ou elegem seus representantes é composta de lacaios. No nosso caso, são de décima geração ou mais.

- Explica.

- Um país que batalha para sediar as Olimpíadas e Copa do Mundo de Futebol e tem 60% dos domicílios da sua população sem saneamento básico, e distribui comida ao invés de escolas e trabalho esta reinventando os regimes dos imperadores romanos – Panem et Circenses.

- Como é possível...

- Não seria possível com um povo educado e uma constituição decente sem tantas de redes de proteção para os políticos e poderosos mal intencionados. Nas palavras de um jogador de futebol precisamos melhorar o conhecimento e posicionamento do nosso adversário e chegar às urnas com um pouco mais de qualidade.

- Nazismo, Fascismo, Ditadura, Comunismo e Monarquia são experiências do passado que não dão certo, certo?

- Se o Adolfo não estivesse fazendo a siesta, com ordens para não ser acordado em nenhuma hipótese, depois de ter tomado um sonorífero, na hora que os seus generais imploravam o envio da Divisão Panzer para a Normandia, que estava sendo invadida pelos aliados – tá no filme “The Longest Day” -, o Nazismo não deixaria sobrar um só judeu no mundo para fundar o Estado de Israel, evitando assim a inveja dos vizinhos Árabes.  A causa da gelosia é devida a que esse povo perseguido fertilizou a terra árida, que lhe coube em 1958, e tem nas exportações de alta tecnologia 50% do seu PIB. Já o Fascismo envergonhou os cineastas e intelectuais italianos e foi mostrado em filmes de forma burlesca.

- E as Ditaduras?

- Em Cingapura foi um sucesso. No Chile nem tanto. Na Argentina e na Babilônia uma carnificina. Na América Central e na África um fracasso.

- E no Brasil?

- Eternizou-se em alguns dos representantes da Câmara Federal e do Senado.

- O que você me diz do Comunismo.

- Na Rússia virou a Cosa Nostra; a China esta escalando a muralha construída pela dinastia Ming Ling Bing; em Cuba, apesar de um povo saudável e educado, esta faltando brilhantina pros homens e lingerie para as mulheres.

- Monarquia?

- A Suécia vive num regime absolutista e sua gente tem um padrão de vida invejado. Na Arábia Saudita até os Tuaregs tem ar condicionado e não andam mais de camelo no deserto. Na Zululandia e no Cuduquistão um desastre total.

- Quem diria...

- Olha só as ironias do nosso mundo: países invasores que promoveram guerras mundiais fazem parte do “conselho de segurança do ONU”. Os Estados Unidos que se arvoram “protetores da democracia” queimavam e penduravam nas arvores os negros insubmissos até antes de ontem e os brancos sulistas e republicanos continuam rindo, KKK.

- A humanidade não vale nada. Perto das misérias desse mundo de sempre o painel Guernica do Picasso poderia ser um afresco da capela sistina.

- Depois dos estragos causados na civilização antiga pelo Alexandre, Aníbal, Dario, César e outros facínoras menos votados o Criador mandou seu Filho aqui pra terra para ensinar os seus habitantes, tolerância, fraternidade, honestidade, compaixão... Sabe o que nós fizemos?  Crucificamos o Redentor como agitador da ordem pública. Pregamos o Cara na cruz por insistir que a cobiça e a inveja iria acabar com a gente. A partir daí Seu Pai deixou que a gente se virasse sozinho.

- O que podemos fazer?

- Fumar um cigarrinho, tomar umas e outras e ver o Barcelona jogar.

- E as minas?

- Ahn!...

Nesse momento eis que entra no boteco o grande João Nogueira.

“Salve, como é que vai, amigo a quanto tempo,  um ano ou mais,  posso sentar-me um pouco, faça o favor, a vida é um dilema...

...

P.S.

- Não está com uma cara boa – sentenciou.

- Indigestão – replicou.

- De que?

- De realidade.

- Melhor entrar na fila – atalhou.

Diálogo de dois personagens do livro “O jogo do Anjo” de Carlos Ruiz Zafón.

...

Pin It
Atualizado em: Qua 15 Jun 2011

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br