person_outline



search

O que não se discute

    Certas coisas não discutem. Esta afirmação é uma delas. Gosto, por exemplo, não se discute. Eu tenho o meu, você tem o seu, o Fenômeno tem o dele. Até aí tudo bem. Mas, me diga você, o que é discutir?    
    Segundo o dicionário, discussão designa examinar, investigar, atendendo às provas e razões pró e contra, bem como questionar e contestar. Portanto, discutir vai muito além do pôr contra a parede, significa pensar sobre determinado assunto, analisando suas falhas e virtudes. Neste caso, gosto não se discute quando o sujeito é determinado e está fora de nossas próprias vidas. Porque João gosta do verde, Maria aprecia sorvete de creme ou o motivo de Rosa preferir meninas do que meninos, isso meus caros, não se põe em mesa. Gosto, de fato, não se discute: se respeita.
    Política, por outro lado, se discute sim. Ideias diferentes, intenções diferentes, ambições diferentes. Quase tudo se encaixa no conceito supracitado de gosto. Porém, neste caso, o sujeito influencia diretamente no rumo das nossas vidas. Se não questionarmos, anularemos, nós mesmos, o nosso futuro.
    Já a religião é um clássico do aquilo-que-não-se-discute. Será que não se discute mesmo? A fé não se discute. No que você acredita não se discute. Tudo isso é pessoal e intransferível, não cabe a mais ninguém. Mas a religião, essa sim é passível de discussão. Por que não seria? O conjunto de doutrinas religiosas também pode ser questionado e estudado, devendo ser baseado no respeito, por mais que não concordemos com determinadas crenças. 
    É imprescindível estudar, conversar, examinar e debater um determinado assunto para diminuirmos a distância da realidade. Viveremos sempre às cegas na política do não-se-discute. E acrescento: gosto apenas não deve ser discutido se não houver influência direta na nossa vida. Se o interesse for o nosso, este sim, pode e deve ser discutido. Não há nada de errado em mudar de opinião. Pior mesmo é gastar uma vida acorrentado às inflexíveis verdades universais.

Pin It
Atualizado em: Ter 4 Dez 2012

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br