person_outline



search

Os amigos e suas classificações

Muitas pessoas passam por nossas vidas, desde a infância até nossa vida adulta. Elas nos acompanham, nos vêem crescer em todos os sentidos. Alguns deles são da nossa própria família , outros não. A estas tão especiais chamamos de amigos e a relação entre nós, de amizade.

O amigo é aquele que está sempre ao nosso lado, seja nos momentos de alegria, seja nos de tristeza, que nos quer muito bem. É ele ou ela quem puxa nossas orelhas quando é preciso, quem nos dá seu ombro para chorar e quem nos aconselha, quando dele precisamos.

Muitas pessoas cruzaram meu caminho, mas poucas delas são especiais e tornaram-se meus amigos. Alguns deles tenho mantido contato, outros partiram para outras cidades, casaram-se e têm sua própria família. Relembro com muita saudade dos tempos de escola quando eu tinha amigos que me protegiam dos caras que me aborreciam.

Para mim era como se fossem irmãos mais velhos. Na Faculdade onde estudei, em algumas situações eu fui apoiado e também dei apoio aos outros. Acredito neste sistema recíproco. Todos só tem a ganhar com ele. É muito bom expressarmos nosso carinho a aqueles que tanto estimamos, por meio de gestos afetivos.

Manifestamos isso com quem temos uma grande afinidade e muitas vezes tem sempre alguém que fica fazendo piadas maldosas e infelizes ao nos ver com outro ou outra. A isto chamo de pura inveja. Houve algumas ocasiões que passei por isto.

No primeiro e segundo graus, se eu estava conversando com alguma menina na classe ou no pátio da escola, diziam que estávamos namorando. Quando era um colega, era bem pior: diziam que eu era gay e que estava tendo um caso.

É incrível como existe gente maldosa neste mundo que fica distorcendo tudo, que confunde nossa demonstração de afeto com algo sujo e obsceno. Que mal há em abraçar e beijar amistosamente aqueles que tanto prezamos? Por acaso isso é algo abominável?

Abominável é ficarmos emocionalmente enclausurados, sem colocarmos para fora o que sentimos. É tão bom e importante ter amigos! Com certeza são as maiores riquezas que um ser humano pode ter e que dinheiro algum pode comprar. Há também o falso amigo, aquele que só se lembra de nós quando querem nos pedir algo que não têm.

Quando satisfazemos suas necessidades, vão embora e nunca mais nos procuram. Quando vamos procurá-los, eles se esquivam. Quando deles precisamos, viram suas costas e nos ignoram, como se não existíssemos, como se fôssemos ninguém.

São esses que nos magoam, nos decepcionam. Todos nós tivemos e temos verdadeiros e falsos amigos, não estamos livres destes últimos. Além do mundo real, é possível encontrarmos amigos no mundo virtual. Digo isto com convicção e experiência própria pois tive muitas amizades virtuais e consegui transformá-las em reais.

Infelizmente, os amigos as vezes se afastam de nós, ficam muito distantes. Isto não quer dizer que nos abandonaram ou que deixaram de gostar de nós, e sim que a vida nos obriga a viver num corre-corre, trabalhando arduamente para sobreviver e sustentar nossas famílias.

Nunca vão deixar de nos amar, nem nós vamos deixar de fazer o mesmo a eles. Perto ou longe, sempre vão estar em nossos corações. Quando a amizade é verdadeira e sincera, ela não morrerá nunca. As falsas amizades devem ser incineradas, enquanto que as verdadeiras devem ser cultivadas e zeladas.

Pin It
Atualizado em: Seg 8 Set 2008

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br