person_outline



search

Dons X La Fontaine X Canivete Suíço

Meu nome é Luciana do Rocio e tenho 35 anos de idade . Em 1979 , quando eu tinha cinco anos , tive uma doença chamada meningite que atingiu uma parte do meu cérebro deixando algumas seqüelas como problemas de coordenação motora , por exemplo .

Por causa destes transtornos sempre fui uma péssima aluna em : Educação Artística e Educação Física . Meus colegas sempre caçoavam dos meus desenhos e dos meus artesanatos e isto sempre causou - me uma ponta de complexo .

Até que em 1987 , a professora Eivelise trouxe um texto chamado : A Revolução Na Escola dos Bichos de autoria de La Fontaine com pequenas adaptações para os dias atuais , o conto era este :

" A Revolução Na Escola dos Bichos



Um certo dia , na escola dos animais , a diretora Coruja decidiu mudar o currículo escolar e afirmou :

- A partir de hoje todos os alunos assistirão a todas as matérias !

- A cobra precisará saber voar , o peixe deverá aprender a correr na terra e a andorinha terá que ser campeã de natação .

- Além disto , no final do ano letivo haverá uma competição esportiva ...

- Afinal o mercado de trabalho exige profissionais polivalentes !

O tempo passou até que chegou o dia da competição . Porém o evento foi um desastre : a cobra caiu de asa delta , o peixe faleceu por falta de ar e a andorinha afogou - se . "

No final da aula a professora Eivelise explicou :

- Cada um tem um dom : uns para exercícios físicos , outros para atividades intelectuais , etc.

- Há um cientista que descobriu que existem sete tipos de inteligências diferentes , exemplos : lingüística , matemática , espacial , musical , cinestésica , social e espiritual .

- Portanto se você possui o dom de escrever , mas não sabe desenhar ...

- Não se preocupe !

- Afinal cada um nasceu com um tipo de inteligência !

Naquele instante brotou uma esperança no meu coração que me encheu - me de alegria .

Porém esta felicidade acabou - se quando , em 1993 , fui aprovada num concurso público para dar aulas na Educação Infantil .

Ao chegar a escola , a primeira coisa que a diretora fez foi me dar cartolina e material para desenho . Depois ela exclamou :

- Agora , você vai desenhar !

Então eu expliquei :

- Desculpe , mas eu não sei desenhar .

Porém ela insistiu :

- Não interessa !

- Você vai desenhar e pronto !

Desta maneira tentei copiar a gravura de uma boneca . Mas o desenho saiu torto . Assim a diretora percebeu e gritou :

- Que coisa horrível !

- Você não serve para nada !

- Seu problema é de competência !

Como na época eu era recém saída da adolescência , com dezoito anos de idade , entrei em depressão e fui chorar no banheiro . No dia seguinte deixei o texto : " A Revolução Na Escola dos Bichos " na mesa da diretora , sem que ela percebesse .

Mais tarde , ela veio gritando para mim :

- Foi você quem deixou este texto na minha mesa ?!

- Isto é uma indireta ?!

- Colocarei esta mal - criação na sua ficha !

Alguns dias depois pedi demissão da escola . Hoje , em 2009 , esta diretora está aposentada e por ironia da vida ela complementa o seu salário exercendo a função de "guru" de terapias alternativas como : hipnose , cartas de tarô, meditações e regressões de vidas passadas .

Em 1997 ganhei um canivete suíço de uma amiga de aniversário , que exclamou :

- Este é um presente para você !

- É um canivete suíço , que tem mil utilidades !

- Ele é : faca , chave de fenda , martelo , alicate , lixa , tesoura , abridor e não sei mais o quê ...

Agradeci o presente . Mas tarde fui usa - lo para abrir uma lata , porém não consegui e precisei usar um abridor comum . Depois resolvi usar o canivete suíço como tesoura , mas ela estava cega . Após isto tentei usar o produto como lixa nas minhas unhas , mas não fazia efeito ...

Então refleti : há pessoas que são como os canivetes suíços : acham que sabem fazer de tudo , porém fazem mal feito o pouco que pensam que sabem fazer ...

O dom do canivete é ser canivete ! Afinal ele não foi planejado para ser tesoura , lixa e nem chave de fenda .

O mundo real é como a fábula de La Fontaine , cada criatura possui um dom único e especial . Cabe a ela aproveitar o seu tipo de inteligência e não imitar os outros .
Pin It
Atualizado em: Dom 16 Ago 2009

Comentários  

#2 seth 16-10-2009 06:15
parabens luciana vc conseguiu tirar proveito dessa bela fabula,com certeza escrever, sem duvida e um talento nato seu.sua narrativa e otima,vc consegue prender a atençao do principio ao fim.meus parabens
#1 seth 16-10-2009 06:15
parabens luciana vc conseguiu tirar proveito dessa bela fabula,com certeza escrever, sem duvida e um talento nato seu.sua narrativa e otima,vc consegue prender a atençao do principio ao fim.meus parabens

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br