person_outline



search

O ALFABETO DO VELHO OESTE - LETRA Z

Zapata – Emiliano Salazar. (1879/1919). Era um camponês mestiço e tornou-se uma figura importante da Revolução Mexicana em 1910, contra Porfirio Diaz e era também conhecido como o “Caudilho do Sul”. Lutou ao lado de Pancho Villa e após sua morte, tornou-se uma lenda eterna, para os Mexicanos. É sua, a frase famosa, altamente emblemática, impactante e atualíssima: “É melhor morrer dignamente e rapidamente em pé, do que viver covardemente e eternamente, de joelhos”. 

Zerelda – Esposa de Jesse James. Nas biografias do bandido ela é invariavelmente descrita como uma mulher de temperamento doce e apreensivo, ocupada eternamente em tentativas vãs de endireitar a vida do marido. Na noite de 5 de janeiro de 1875, policiais e Agentes da Pinkerton circundaram o Ranch do doutor Samuel, terceiro marido da mãe de James, esses dificultaram a permanência dos homens da Lei por lá, enquanto mulher e marido escapavam. Um dos disparos pela janela atingiu um meio-irmão de Jesse James e arranca o braço direito de sua mãe. O bandido foi para Chicago na tentativa de matar Pinkerton, convencido que ele era o único responsável pelo trágico acontecimento; mas essa tentativa falhou. 
 
Zuni – Os oleiros mais hábeis foram os “Pueblos”, que haviam aprendido com os Índios Mexicanos. Junto aos “Zunis”, essa Arte tornou-se tradicional. Eles começaram a usar cesto trançados e recobertos com argila, os quais faziam cozer o milho e o trigo. Notaram rapidamente que a argila endurecia e resistia ao fogo. Entenderam então que a estrutura dada ao objeto era inútil e começaram a modelar em argila. Em seguida ornamentaram esses recipientes, que davam formas diferentes, com motivos em relevo e desenhos coloridos, conseguindo assim criar verdadeiras e excepcionais Obras de Arte. 

O ALFABETO DO VELHO OESTE - RESUMO

É um “Database” básico, resumido e de simples consulta, sobre o Velho Oeste, e os seus personagens mais importantes: o homem; usos e costumes, o envolvimento humano, nos principais acontecimentos de sua época e suas consequências boas ou ruins.  

Feito esse, inédito e pioneiro no Brasil, (pois originalmente esse Alfabeto, foi publicado em Portugal de 18/01/2010 a 10/06/2012), pelo site Tex Willer Blog o que muito me orgulha; despertando assim o interesse dos leitores daqui, sobre o tema.

Tema, aliás, que nutro uma verdadeira paixão, desde criança, pois de 7 a 14 anos (1955/61), morei com meus pais em Alfredo de Castilho (interior do estado de São Paulo – atualmente possui 18.000 habitantes e chama-se Castilho) e nos anos 50/60 era realmente uma cidadela semelhante ao Velho Oeste, eu ficava observando os vaqueiros cansados e barbudos que levavam imensas boiadas (por fora da cidade), cavalgando depois pela rua principal de terra, levantando poeira, (ou barro dependendo da época), desmontando e amarrando seus cavalos suados em hastes rústicas de madeira e entrando em armazéns, para tomarem ou comerem algo depois saiam, montavam novamente e partiam; tais imagens, expressões e gestuais ficaram impressas em minha memória para sempre, (tanto que muitos anos após, foram e são utilizadas até hoje, em meus textos westerns) depois já na capital, lia então gibis de heróis do Velho Oeste, em Quadrinhos, como: Cavaleiro Negro ou Cavaleiro Fantasma.

Retornando ao nosso Alfabeto, toda a pesquisa, eu fiz consultando a minha bibliografia pessoal, da qual muito me orgulho formada livro após livro, ao longo dos anos, como Quadrinista e Historiador onde, “bebo” sempre de sua fonte, entre outros estudos profundos e documentação variada, para todas as minhas criações textuais, sobre os mais variados temas Nacionais e Estrangeiros.  

Devo confessar que foi bem fatigoso, aliás em tudo que proponho realizar profissionalmente; com centenas e centenas de cruzamentos de dados com nomes, relatos, fatos, datas e localizações geográficas, mas também, altamente prazeroso o desenvolvimento, deste trabalho, bem como de outros, ainda em produção.

Exigindo, portanto, atenção especial, para gerar um conteúdo, com alto nível explicativo e em ordem alfabética, aos nossos assíduos e merecedores leitores.

Mas, fiquei plenamente satisfeito com o resultado final e espero que todos vocês, também. 

 
Pin It
Atualizado em: Qua 4 Out 2017

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br