person_outline



search

A IMPORTÂNCIA DE SE TROCAR IDEIAS

Quando ainda muito jovem, ouvi de um ilustre professor algo que em princípio achei interessante, mas que com o tempo passou a ser quase um norte para minha vida. 
Aquele foi apenas um dos muitos ensinamentos que ele, com sua generosidade infinita e imensa sabedoria, deu de presente aos seus alunos ao longo de dois anos de convivência. 
Antes de ele dizer o que estávamos para ouvir, ele informou que aquele pensamento seria de autoria do genial escritor Machado de Assis.
Entretanto, décadas mais tarde, descobri tratar-se de um dos milhares de pensamentos oriundos da filosofia chinesa.
Demérito para meu professor que não tinha pleno conhecimento da origem daquilo que estava por dizer?
Não.
Não por um simples motivo: é muito mais importante tirarmos proveitos das grandes ideias e ensinamentos do que termos  conhecimento das fontes que as produziu. 
Mas afinal o que disse o tão admirável e amado professor?
“Quando duas pessoas trocam pães, cada uma delas vai para casa com um pão apenas. Mas quando duas pessoas trocam ideias, cada uma dela vai para casa com duas ideias”.
E este deveria ser sempre o princípio e a base para as relações humanas.
E este é o objetivo de estarmos juntos nestes formidáveis grupos criados para darmos asas à nossa imaginação.
Aqui, em sites como este, temos oportunidade de trocarmos ideias; de trocarmos conhecimento.
Pin It
Atualizado em: Ter 9 Jun 2020

Comentários  

#16 Mpedralina 02-06-2018 23:43
Quando trocamos ideias além de enriquecermos o nosso repertório, ajudamos a enriquecer o das pessoas com quem conversamos.

Ótimo ensinamento e diria além: quando eu saio de uma conversa com o objetivo de trocar ideias, além daquilo que eu já tinha em mente, eu obtenho uma segunda ideia de uma outra pessoa e dentro desse contexto, nasce uma terceira ideia totalmente nova e baseada nas duas anteriores, porque o fato de compartilhar pensamentos, potencializa a criatividade.
#15 CHARIETH 02-06-2018 20:11
O conhecimento não ocupa espaço e essa comunidade nos dá a oportunidade de interagir com outras idéias e passar as nossas à diante.
#14 Lodi 31-05-2018 12:37
Estou de pleno acordo. Tenho achado maravilhoso poder beber da fonte em que se inspiram Autores como você e tantos outros de quem tenho lido as publicações. Hoje volto para casa com duas ideias.
#13 gabrielgroke 30-05-2018 23:10
Excelente, Marcbunier. Como disse Einstein, "A mente que se abre a uma nova ideia, jamais volta ao seu tamanho original." Conhecimento e novas fronteiras serão sempre bem vindos.
E obrigado pela leitura aos meus poemas.
Abraço fraterno
#12 LuiRoland 29-05-2018 14:45
Amigo Burnier, confesso que já havia me esquecido que tinha postado textos aqui no site. Tenho postagens mais frequentes no [censored] das Letras. Fui, inclusive, pego de surpreso com sua generosa mensagem. Por lá respondo pelo pseudônimo Sales Ambé. Fica aqui o meu compromisso de ler os seus textos do autores.com. Forte abraço!
#11 LuiRoland 29-05-2018 13:31
Muito bem dito, até porque não existe relação humana sem troca de ideias. Seria um contrassenso. E a vida - como nós humanos a conhecemos - seria incompleta. Grande abraço, amigo!
#10 JogonSantos 29-05-2018 12:24
"Não por um simples motivo: é muito mais importante tirarmos proveitos das grandes ideias e ensinamentos do que termos conhecimento das fontes que as produziu." Quando conhecemos uma fonte limpa podemos voltar para beber da água, certos de que estaremos bebendo água pura.
Abs. Jogon.
#9 Aninhalandinha 29-05-2018 03:28
Tem toda razão, Marcburnier. A troca de ideias catalisa o aprendizado, é o veículo da interação necessária ao ser humano, a incluí-lo no convívio social.

Obrigada por seu convite.

Abraço fraterno,

Ana
#8 JulianoCarvalho 28-05-2018 22:46
Magnifico,nossa esplendoroso.

Se me permitir, gostaria de imprimir e ler para meus alunos.

Sou Educador Social.

Um Abraço amigo.

Atenciosamente

Juliano Cesar de Carvalho
Celular: (11) 99654-1132
#7 praciano 28-05-2018 18:11
Com boas idéias e taças de vinho se assam o milagre dos pães.

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br