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Plano de Ensino - Introdução a Geografia Física. Formação e dinâmica do Planeta Terra.
Plano de ensinoIntrodução a Geografia Física
Formação e Dinâmica do Planeta Terra.
Objetivo Geral
Refletir, analisar e conceituar os processos de formação e evolução geológica do planeta Terra. Sua Dinâmica interna e externa e como as forças endógenas e exógenas estruturam e modelam nosso planeta.
Justificativa
Vemos como essencial no ensino de geografia os temas relacionados à formação do planeta Terra e sua dinâmica.Como, através do Tempo geológico os agentes internos e externos foram e continuam sendo constantes, tanto nas mudanças do interior quanto da superfície terrestre.Mostrar aos alunos as evoluções das teorias da Deriva dos Continentes e da Teoria da Tectônica de Placas e como isso afeta a sociedade ao longo do tempo, mostrando a relação de fenômenos como terremotos e vulcões e suas forças destrutivas e modeladoras do relevo e suas conseqüências para a vida em nosso planeta.
Conteúdo:
O tempo geológico
- A origem da Terra.
- A origem dos continentes.
- A Teoria da deriva dos continentes.
- A Teoria das Placas tectônicas.
- O tempo geológico.
A Estrutura da Terra
- A crosta e as rochas (tipos)
- O ciclo das rochas.
- Estrutura geológica.
A Dinâmica Interna do Relevo
- Tectonismo.
- Vulcanismo.
- Abalos Sísmicos
A Dinâmica Externa do Relevo.
- O trabalho erosivo das águas.
- O trabalho erosivo do gelo.
- O trabalho erosivo do vento.
Procedimentos de ensino:
O curso será desenvolvido por meio de aula expositiva dialogada, discussões em grupo e estudo dirigido. Utilizará recursos de ensino como livro didático, textos de apoio, transparências e vídeos.
Avaliação:
O aluno demonstrará seu aproveitamento mediante frequência e participação nas atividades realizadas em classe, questionamento das leituras programadas, apresentação de atividades individuais ou grupais e auto-avaliação.
Plano de Aula
Aula 1
Introdução a Geografia Física - 1º ano
Título : O Tempo Geológico.
Tema : A origem da Terra
Objetivo Conceitual :
Identificar os processos de formação do planeta Terra.
Diferenciar os processos de formação do planeta Terra.
Objetivo Procedimental :
Que o aluno possa aplicar os conceitos estudados em diversas situações de seu cotidiano.
Objetivo Atitudinal:
Que o aluno seja capaz de respeitar e interagir com os processos de formação do planeta Terra.
Conteúdo de Ensino :
Como ocorreu a origem do planeta Terra, através de uma teoria científica.
Procedimentos de Ensino :
Aula expositiva.
Recursos de Ensino :
- Texto de apoio ( livro didático)
- Transparências.
Avaliação:
Participação, compreensão e atividade em sala.
Atividade : A partir da leitura e compreeensão do texto o aluno realizará um trabalho escrito identificando os processos de formação do planeta Terra.
Plano de aula
Aula 2
Introdução a Geografia Física - 1º ano
Título : O tempo Geológico.
Tema : A origem dos continentes - A Teoria da Deriva dos Continentes.
Objetivo Conceitual :
Analisar os processos de origem dos continentes.
Identificar os processos de origem dos Continentes.
Objetivo Procedimental :
Que o aluno possa aplicar os conceitos estudados em diversas situações de seu cotidiano
Objetivo Atitudinal :
Que o aluno seja capaz de respeitar e interagir com os processos de origem e formação dos continentes
Conteúdo de Ensino :
Como se deu a origem e formação dos continentes através da Teoria da Deriva dos Continentes.
Procedimentos de Ensino :
Aula expositiva.
Recursos de Ensino :
-Texto de apoio (livro didático).
-Transparências.
Avaliação :
Participação, compreensão atividade em sala (fichamento de texto)..
Plano de aula
Aula 3
Introdução a Geografia Física - 1º ano
Título : O Tempo Geológico.
Tema : A Teoria das Placas Tectônicas e o Tempo Geológico.
Objetivo Conceitual :
Analisar os processos de origem dos continentes.
Identificar os processos de origem dos continentes.
Objetivo Procedimental :
Que o aluno possa aplicar os conceitos plicados em diversas situações de seu cotidiano.
Objetivo Atitudinal :
Que o aluno seja capaz e respeita e interagir com os processos de origem e formação dos continentes.
Conteúdo de Ensino :
Como se deu a origem e formação dos continentes através da Teoria das Placas Tectônicas.
Procedimentos de Ensino :
Aula expositiva.
Recursos de Ensino :
-Texto de apoio (livro didático).
-Vídeo : Terremotos, vulcões e outros fenômenos meteorológicos
(Enciclopédia Britânica, 20 minutos).
Avaliação :
Participação, compreensão e atividade em sala (Relatório do vídeo).
Plano de aula
Aula 4
Introdução a Geografia Física - 1º ano
Título : A Estrutura da Terra.
Tema : A estrutura da Terra - A Crosta e o tipos de rochas.
Objetivo Conceitual :
Identificar a diferenciar os processos de formação da estrutura interna do planeta Terra.
Identificar e diferenciar os tipos de rochas.
Objetivo Procedimental :
Que o aluno possa aplicar os conceitos estudados em diversas situações de seu cotidiano.
Objetivo Atitudinal :
Que o aluno seja capaz de respeitar e interagir com os processos de formação e transformação da estrutura da Terra.
Conteúdo de Ensino :
O que é a Crosta terrestre e o s tipos de rochas.
Procedimentos de Ensino :
Aula expositiva.
Recursos de Ensino :
-Textos de apoio (livro didático)
-Transparências.
Avaliação :
Participação, compreensão e atividade em sala(Conclusão sobre os temas analisados,entregue por escrito).
Plano de Aula
Aula 5
Introdução a Geografia Física - 1º ano
Título : A Estrutura da Terra.
Tema :O ciclo das rochas - Estrutura Geológica
Objetivo Conceitual :
Identificar os processos de formação das rochas.
Diferenciar os processo de formação e os tipos de rocha.
Objetivo Procedimental :
Que o aluno possa aplicar os conceitos estudados em diversas situações de seu cotidiano.
Objetivo Atitudinal :
Que o aluno seja capaz de respeitar e interagir com os processos de formação das rochas.
Conteúdo de Ensino :
O que é o ciclo das rochas.
Procedimentos de Ensino :
Aula expositiva.
Recursos de Ensino :
-Texto de apoio (livro didático)
-Transparências.
Avaliação :
Participação, compreensão e atividade em sala(Conclusão sobre os temas analisados, entregue por escrito).
Plano de Aula
Aula 6
Introdução a Geografia Física
Título : A Dinâmica Interna do Relevo.
Tema : Tectonismo
Objetivo Conceitual :
Identificar os processos relativos ao Tectonismo
Diferenciar os processos relativos ao Tectonismo.
Objetivo Procedimental :
Que o aluno possa aplicar os conceitos estudados em diversas situações de seu cotidiano.
Objetivo Atitudinal :
Que o aluno seja capaz de respeitar e interagir com os processos decorrentes do Tectonismo.
Conteúdo de Ensino :
O que é Tectonismo e suas conseqüências.
Procedimentos de Ensino :
Aula expositiva
Recursos de Ensino :
-Texto de apoio (livro didático )
-Transparências.
Avaliação :
Participação, compreensão e atividade em sala(Trabalho em grupos:Conclusão sobre os temas analisados , entregue pro escrito ao final da aula).
Plano de Aula
Aula 7
Introdução a Geografia física - 1º ano
Título : A Dinâmica Interna do Relevo.
Tema : Vulcanismo e abalos sísmicos
Objetivo Conceitual :
Identificar os processos de origem do vulcanismo e abalos sísmicos.
Diferenciar os processos de origem do vulcanismo e abalos sísmicos.
Objetivo Procedimental :
Que o aluno possa aplicar os conceitos estudados em diversas situações de seu cotidiano.
Objetivo Atitudinal :
Que o aluno seja capaz de respeitar e interagir com os fenômenos referentes ao vulcanismo e abalos sísmicos.
Conteúdo de Ensino :
O que é vulcanismo e abalos sísmicos.
Procedimentos de Ensino :
Aula expositiva.
Recursos de Ensino :
-Textos de apoio (livro didático ).
-Transparências.
-Vídeo : Vulcões ( Abril/Discovery, 50 minutos).
Avaliação :
Participação, compreensão e atividade em sala (Relatório do vídeo).
Plano de Aula
Aula 8
Introdução a Geografia Física
Título : A Dinâmica Externa do Relevo.
Tema : O trabalho erosivo da água.
Objetivo Conceitual :
Identificar os processos de erosão provocados pela água.
Diferenciar os processos de erosão provocados pela água.
Objetivo Procedimental :
Que o aluno possa aplicar os conceitos estudados em diversas situações de seu cotidiano.
Objetivo Atitudinal :
Que o aluno seja capaz de respeitar e interagir com os processos de erosão provocados pela água.
Conteúdo de Ensino :
Como é o trabalho erosivo da água.
Procedimentos de Ensino :
Aula expositiva.
Recursos de Ensino :
-Texto de apoio (livro didático).
-Transparências.
Avaliação :
Participação, compreensão e atividade em sala(Conclusão sobre o tema analisado, entregue por escrito ).
Plano de Aula
Aula 9
Introdução a Geografia Física
Título : A Dinâmica Externa do Relevo.
Tema : O trabalho erosivo do gelo e do vento.
Objetivo Conceitual :
Identificar os processos de erosão provocados pelo gelo e pelo vento.
Diferenciar os processos de erosão provocados pelo gelo e pelo vento.
Objetivo Procedimental :
Que o aluno possa aplicar os conceitos estudados em diversas situações de seu cotidiano.
Objetivo Atitudinal :
Que o aluno seja capaz de respeitar e interagir com os processos de erosão provocados pelo gelo e pelo vento.
Conteúdo de Ensino :
Como é o trabalho erosivo do gelo e do vento.
Procedimentos de Ensino :
Aula expositiva.
Recursos de Ensino :
-Texto de apoio (livro didático).
-Vídeo : As Tormentas - A rebelião da atmosfera(Enciclopédia Britânica, 22minutos).
Avaliação :
Participação, compreensão e atividade em sala (Relatório do vídeo).
Plano de Aula
Aula 10
Introdução a Geografia Física
Tema : Avaliação.
-Avaliação será efetuada em duplas sobre os temas analisados ao longo do curso.
-Os alunos poderão utilizar o livro didático e os materiais entregues ao longo do curso
( atividades por escrito e relatórios de vídeos) durante a avaliação.
-Serão utilizadas 2 aulas (110 minutos) para o término da avaliação.
Referências Bibliográficas
-ALMEIDA, Lúcia Alves de,RIGOLIN, Tércio Barbosa,Geografia- Série novo ensino médio,São Paulo,Ática, 2004.
-AYOADE, J. O.Introdução à Climatologia dos Trópicos.São Paulo,Difel, 1996.
-GUERRA,Antônio Teixeira. Dicionário geológico- geomorfológico. 8ªed.,Rio de Janeiro, Ibge,1993.
-HOLANDA,Aurélio Buarque de.Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2ª ed.,1996.
-TEIXEIRA, W.et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de textos, 2000.
-TEREZO, Cláudio Ferreira. Novo Dicionário de Geografia,São Paulo,2007.
-TOLEDO,Maria Cristina Motta de(org).Curso de geologia para técnicos do instituto de geociências-USP,1992.
Vídeos:
-As tormentas - A rebelião da atmosfera. Enciclopédia Britânica (22 min.).
-Terremotos, vulcões e outros fenômenos geológicos.Teoria de Tectônicas de Placas.Enciclopédia Britânica (20 min).
-Vulcões. Abril/Discovery (50 min.)
Atualizado em: Seg 9 Fev 2009