person_outline



search

A sua comunicação te define: Em 3 minutos o seu interlocutor sabe quem é você

         A comunicação desempenha um papel importante em todos os aspectos de nossas vidas. Eu arrisco a dizer que hoje, a comunicação é o maior problema da humanidade. É questão que extrapola a questão da carreira. Em outras palavras, isso equivale a dizer que hoje todas as relações acontecem por meio da comunicação, seja oral ou escrita. Por isso, torná-la cada vez mais eficaz é o nosso grande desafio.

       Em todos os aspectos das nossas vidas, fazer-se entender, ou seja, comunicar-se com o outro de maneira inteligível, é fundamental. Isso acontece para que os relacionamentos sejam construídos e mantidos nas relações entre amigos, familiares e também no campo profissional. Só que para este processo sem habilidades efetivas, será muito difícil construir de forma correta e promover relacionamentos produtivos. Isso vale para qualquer relacionamento pessoal, onde é importante se comunicar para que ambos se conheçam melhor.

     De tempos em tempos, talvez, ouvimos a famosa frase “Você é o que come”, “você é o que veste”, entre outras. Mas você sabia que você é o que se comunica? Você já reparou? Caso tenha ou não reparado, é importante melhorar, porque você pode está perdendo chances de ser um bom comunicador. Quando pensamos em comunicação sempre vem em mente político, professores, coach, seu próprio chefe ou alguém da empresa que você trabalha em uma posição de comando.  Em qualquer emprego, por exemplo, os funcionários são constantemente cobrados para conversar com o chefe. E, por sua vez, o chefe precisa transmitir suas idéias de maneira clara e eficiente aos subordinados, fazer apresentação para outros executivos, apresentar um projeto ou produto. Enfim, a capacidade de comunicação de todos está sempre sendo colocada a prova. Mas será que só eles precisam se comunicar? Você não se inclui nisso? Uma dona de casa? O gari? O estudante?  Todos eles não estão inclusos? A resposta é que sim,  que “TODOS” estão inclusos, porque todos nós precisamos passar uma mensagem, mas uns em maior e outros em menor proporção.

       Eu gosto de ilustrar para facilitar o seu entendimento. Então, vamos pensar em um jornalista que é narrador de jogos de futebol, ele está transmitindo uma mensagem que é o jogo em si, usando as suas habilidades comunicativas. Só podemos perceber que ele consegue falar com clareza e com rapidez, sim rapidez, ao mesmo tempo em que o jogo acontece, porque ele fez um treinamento, algo que “QUALQUER” pessoa pode conquistar com dedicação e ajuda profissional.


     Falar de comunicação parece fácil, mas não é, pois a forma como você fala em uma conversa pode te definir. Então, eu me arrisco a dizer que, a comunicação é um grande problema da humanidade.

      Em 3 minutos, o seu interlocutor pode avaliar a relevância da sua mensagem, a sua articulação, a sua linguagem corporal, se sua fala apresenta erros de português, se fala alto, se seu tom é agressivo, inseguro, tímido, emotivo, entre outras informações.

     Resumindo ele tem todas as informações em pouco tempo, sobre continuar ou recuar na interação. Então, é de extrema importância você ficar atento, solicitar feedback de seus amigos, familiares e  ajuda profissional de um fonoaudiólogo para marcar ponto com o seu interlocutor.

    Agora, você consegue entender porque a sua comunicação te define?  E aquela famosa frase “palavras ditas não voltam atrás.” faz sentido também?

     
       Você já pode começar dá um passo na direção para ter uma boa comunicação!!
 
Pin It
Atualizado em: Sáb 13 Out 2018

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222