person_outline



search

A FÉ É PELO OUVIR

Hebreus 11/ 1: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.

Nossos olhos veem uma enormidade de coisas, e as deseja ardentemente. No entanto, a dentro do verdadeiro cristão uma certeza inabalável a respeito de determinadas coisas que esta certeza que, podemos chamar de fé, afirma que devemos fazer, ou que é a nossa missão, como cristão.

Como adquirir a fé?

Romanos 10/ 17: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

Ou seja, a fé vem pelo ouvir, e somente conseguimos ouvir por meio da pregação da Palavra de Deus.

Como a fé se torna manifesta no campo físico?

Hebreus 12/ 1-2: Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta. Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

Ou seja, o Senhor Jesus Cristo é o autor e o consumador da nossa fé.

Quem é Jesus Cristo?

 

João 1/ 1: Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus.

João 1/ 14: A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade.

Apocalipse 19/ 13: A sua capa estava encharcada de sangue. Ele se chama “A Palavra de Deus”.

Jesus Cristo é a Palavra!

Portanto, a Palavra é a autora e a consumadora da fé.

Quanto tempo demora, para que Cristo, ou a Palavra venha consumar a fé que nascera no cristão?

2 Pedro 3/ 8: Mas, amados não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.

Salmos 90/ 4: Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.

Já está provado cientificamente por meio da Mecânica Quântica que, o espaço e o tempo são ilusões da percepção humana. Para Deus essas duas coisas não existem. Por isso a nossa fé poderá ser consumada amanhã, depois, assim como daqui a vinte, ou trinta anos, e estou sendo generoso com os irmãos.

Josué 14/ 7-11: Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, enviou-me de Cades-Barnéia para espionar a terra. Eu lhe dei um relatório digno de confiança,
mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo. Eu, porém, fui inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus.

Por isso naquele dia Moisés me jurou: ‘Certamente a terra em que você pisou será uma herança perpétua para você e para os seus descendentes, porquanto você foi inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus’.
"Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade!

Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como naquela época.

A fé de Calebe fora consumada depois de quarenta e cinco anos. Contudo há um alento para nós, uma vez que Calebe afirma que nos quarenta e cinco anos de espera sua força permaneceu a mesma, ou seja, fora como se estes, anos todos não existissem. Isso significa que o tempo que esperarmos a consumação de nossa fé será como se não existissem.

A permanência na fé

1 Timóteo 6/ 10: Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

Ou seja, muitos se desviaram da fé, e perderam os sentidos em decorrência das muitas dores.

Que resultado pode-se obter seguindo a fé?

É claro que o resultado final será o êxito. Porém, há um preço a pagar pelo bom êxito.

Hebreus 11/ 32-34: E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas.

Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.

Este grupo em defesa da fé que agia neles fizeram coisas extraordinárias.

Hebreus 11/ 36-38: E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.

Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.

Este outro grupo não tivera a mesma sorte, visto que sofrera todo tipo de privações.

Hebreus 11/ 39-40: E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.

Estes dois grupos morreram sem ter a fé consumada. Por isso Deus nos incumbira de ajudá-los a se aperfeiçoar.

LIÇÃO

Até a consumação de nossa fé nós poderemos passar por certas situações desagradáveis, como por exemplo, exercer uma função muito aquém de nossa capacidade, para podermos nos manter, assim como poderemos fazer coisas grandes, extraordinárias, como fora o caso do primeiro grupo formador da galeria dos heróis da fé.

Pin It
Atualizado em: Qua 25 Set 2013

Comentários  

#1 filippi 28-09-2013 19:38
A fé é um dom (presente) que recebemos do Criador e é nossa responsabilidade exercitá-la.
Um abraço para você, meu amigo EFA!

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br