person_outline



search

Carta em favor do software livre nacional

São Paulo de Piratininga, 30 de Novembro de 2024.
Caros irmãos e irmãs:
A tecnologia deve estar ao serviço da humanidade e não contra a mesma. No dia 8 de Julho de 2016, jurei na minha colação de grau que sempre usaria a tecnologia para o bem visando reduzir impactos e a preservação da vida. Assim faço.
O momento requer vastas negociações para que comunidades desenvolvedoras de software livre recebam orçamento estatal evitando a dependência tecnológica neste setor de outros países. Uma fatia do PIB poderia ser destinada para tais fins.
O sentido não é promover dependência de governos e sim uma sólida política de Estado, enxergando a necessidade da população brasileira, mostrando que temos vasto campo para expansão neste segmento e tenhamos liberdade para solucionarmos problemas crônicos nacionais via tecnologia.
A função do Estado é fornecer o bem-estar e a qualidade de vida ao cidadão e cidadã e vemos cotidianamente que isto foi terceirizado via empresas privadas. Destinar uma parte do PIB para produção de software livre contribuirá para que tenhamos menor dependência.
Posto isto, cabem projetos às casas parlamentares, transformando objeto de discussão nacional, chamando gente especializada e o setor educacional em diversos níveis, promovendo uma virada nacional nesta letargia. A questão é ácida e precisa ser dirimida para o bem do Brasil.
O primeiro passo é desenvolvermos um software livre popular que possa ser usado em qualquer computador do país, feito por mentes nacionais que conheçam as limitações nacionais e coloquem este produto para ajudar em soluções críticas. Este é o pontapé inicial.
Há produtos entregues nacionalmente na área de software livre como o Big Linux, Mauna Linux, Regata OS e o Br OS. O problema que falta divulgação nacional e não há uma política de opções em gerenciamento de pacotes ficando restrito àquilo que é entregue pelo(a) desenvolvedor(a).
O Estado brasileiro falha quando não fomenta um projeto sólido envolvendo mentes brilhantes e com altíssimo conhecimento no software livre em favor de produto nacional gratuito com atualizações, versões e segurança cibernética no sentido de independência neste campo.
Cobro aqui o alcance, a divulgação, a formação técnica especializada, o desejo do Estado brasileiro livre das amarras de outras nações. O software livre é a porta esperada para tais fins. Nosso país precisa entender que cada pessoa é a chance de sermos potenciais desenvolvedores tecnológicos.
O segundo passo é mostramos ao mundo uma capacidade tecnológica séria. Pontualmente, há uma inutilização das mentes nacionais, o meu caso é um entre milhões, gente que poderia potencializar novos mercados, solucionar questões críticas e fomentar uma mentalidade tecnológica sólida.
Por fim, chamo a população e as comunidades do software livre para cobrarmos pela via democrática, o tema colocado. Um programa bem feito e pensado por diversas mentes trará resultados assertivos. O tempo urge e não podemos ser dependentes.
Pensemos nisto. Obrigado.
Pin It
Atualizado em: Dom 1 Dez 2024

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br