person_outline



search

Análise do Linux Mint 22 - Wilma

Estou usando o Linux Mint 22 chamado Wilma com XFCE. A máquina é um Core I5 com SSD de 240 GB e 16 GB de RAM. O sistema está bem maduro, rápido e notei a troca do Hexchat pelo Matrix. A instalação foi tranquila e sem travamentos. O peso da ISO com seus 2.7 GB entrega um sistema para sair usando sem precisar instalar praticamente nada caso seja um(a) usuário comum.
Após a instalação, acione o Firewall, faça as atualizações via o Gerenciador (aquele ícone com escudo na barra do sistema), reinicie e boa sorte. Estou usando a base Ubuntu e posso dizer que não tive problemas até o momento. As personalizações são fáceis, o Linux Mint é pensado para usuários(as) que entendam pouco de computador sendo muito intuitivo.
Computadores com hardwares mais modestos poderão usá-lo tranquilamente. No mundo Linux, o Mint é o sistema que salva muitas máquinas antigas e qualquer equipamento após 2008 poderá ser instalado sem dores de cabeça. Tendo 4 GB de RAM, posso dizer que é o suficiente para serviços mais básicos sem dores de cabeça.
Ele reconheceu meu celular Android, pen-drive e acessórios numa boa. Acredito que impressoras ou multifuncionais ocorra o mesmo. Colocado em produção, é um ótimo sistema, passei a minha faculdade usndo o Linux Mint e foi tranquilo. Não testei em jogos e acredito que dê conta do recado. O XFCE rende bem com o Mint e facílimo para uso.
Segundo o site oficial do Linux Mint, a versão Wilma terá suporte até 2029. Acessei o site pela tela de boas-vindas, na aba de Documentos, há um botão que te leva lá chamado Nota de Lançamento. Vale lembrar que o Linux Mint trabalha com 3 ajustes durante o período, então, teremos as versões 22.1, 22.2 e 22.3 até um novo lançamento. As atualizações são feitas via o Gerenciador sem precisar formatar até o lançamento da versão 23.
Quem não gostar da interface XFCE poderá optar pelas versões MATE ou Cinnamon. Caso não goste da base Ubuntu, há no site a opção com Debian chamada LMDE com interface Cinnamon. Está na versão 6 até o momento.
Uso o Linux Mint desde 2013 e o sistema atende todas as minhas necessidades. Versão após versão, o sistema tem melhorado e a minha dica é não ficar mexendo muito, instalando coisas desnecessárias. Importante dizer, há um Gerenciador de Aplicativos no sistema que facilita bastante. Desejo bom uso e indico o canal Fetha Tutoriais que há muita informação no YouTube sobre o Linux Mint.
Bom trabalho.
Pin It
Atualizado em: Qui 14 Nov 2024

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br