- Artigos / Textos
- Postado em
Campeonato Mundial de Xadrez Masculino em 2024
O Campeonato Mundial de Xadrez em 2024 na modalidade masculina começou dia 23 de Novembro e terá seu encerramento em 14 de Dezembro. O evento ocorre em Singapura e os participantes são Ding Liren (China) e Gukesh Dommaraju (Índia). O torneio terá 14 partidas no modelo clássico e persistindo o empate veremos rodadas rápidas.
O atual campeão, Ding Liren, tentará manter o título. O desafiante poderá tornar-se o segundo indiano campeão da história caso obtenha sucesso. O primeiro foi Anand. No momento, após o fechamento da 5ª rodada, o torneio segue empatado em 2.5.
É preciso dizer que até esta 5ª rodada, o torneio não tem agradado ao público enxadrista. As partidas estão abaixo do esperado segundo analistas e tudo está aberto e sem possibilidades em apontar quem ficará com o título.
Este campeonato mundial coloca em evidência a luta da China e da Índia como novas potências do Xadrez ocupando o espaço deixado pela URSS e Rússia. A China detém os títulos das categorias feminina e masculina chegando ao seu ápice e a Índia vem com fortes jogadores(as) e promessas futuras após Anand.
A Índia tem feito grande trabalho. No último Torneio de Candidatos emplacou 3 jogadores resultando na conquista de Gukesh indicado para este Mundial. Por outro lado, a China parece mais propensa ao título feminino com fortes jogadoras.
A Rússia tem decepcionado nas últimas décadas apesar de jogadores de ponta. O último campeão mundial representando o país foi Alexander Khalifman em 1999 que ficou só um ano com o título pela PCA e não FIDE. O último russo nato campeão pela FIDE foi Anatoly Karpov até 1998. O jogador Nepo chegou a bater na trave nos últimos anos.
Os EUA trouxe bons jogadores como Nakamura e Fabiano Caruana para compor uma equipe que tenta voltar ao período áureo com Fischer mas não tem tido sucesso. A verdade que os EUA tem feito muita importação e jogador nato não tem tido tanto destaque nos últimos anos.
Por outro lado, o leste europeu e a Europa em si tem apresentado jogadores importados e nativos que estão galgando mais força e experiência. No momento, o destaque desta geração é Magnus Carlsen seguido do iraniano que joga pela França, Alireza Firouzja.
O Campeonato Mundial de Xadrez 2024 tem recebido bastante crítica de campeões anteriores e Grandes Mestres em geral. Kasparov foi muito ácido e outras figuras foram mais pontuais aos jogadores em si.
Este novo formato de Mundial a cada 2 anos tem dado uma dinâmica ao Xadrez. Anteriormente, o título era colocado em disputa a cada 4 anos e isto engessou nestes novos tempos. Acerta a FIDE ao propor esta redução de tempo.
Agora, é torcer para Xadrez em altíssimo nível. Quem levará a coroa? O Dragão Chinês ou o Tigre Indiano? No YouTube pode-se acompanhar em diversos canais e em sites especializados como o Lichess.
É isto. Abraços.
Atualizado em: Dom 1 Dez 2024