person_outline



search

O ESPÍRITO DOS INSENSATOS

A felicidade é o estado de espírito dos insensatos. Sim, é verdade, vez por outra sou acometido pela falta de bom senso. Mas o que tenho visto mesmo antes da insensatez e muito aquém da falácia que camufla as verdadeiras intenções, esta verborragia que mascara personalidades fracas e vazias, é a inconseqüência travestida de coragem, a displicência travestida de tranqüilidade, o excesso travestido de produtividade, a estupidez travestida de inteligência, a afetação travestida de sensibilidade, a sensualidade travestida de promiscuidade.
Vejo um mundo repleto de seres felizes, sorrindo e acariciando suas infantis desculpas e adiamentos, e a pieguice descomunal com que se maquia diariamente diante de um espelho opaco ou fosco ou côncavo ou estilhaçado. Ter uma imagem distorcida de si mesmo é ver o mundo, a natureza, os monumentos, as pessoas, a arte de forma equivocada.
Mas, claro, a vida tem as cores e as formas que lhes emprestamos com nossos sentidos, mesmo quando nos anulamos e nos esforçamos, ou simplesmente nos deixamos enxergar pela ótica de outro. Distorção, espelho com rachaduras, imagens fragmentadas e disformes.
E eu que já quis ser mais rápido que a minha imagem no espelho? Sim, tentei inúmeras vezes fazer um movimento tão veloz que a imagem refletida não conseguisse me acompanhar com a mesma velocidade. Olhei para o lado de lá e quis saber como era, quem era aquele que me imitava e que mundo era aquele que reproduzia fielmente invertido o que estava aqui, do meu lado, à minha volta. É, eu sonhei...
Narciso olhou-se no lago e se apaixonou pelo que viu. Ele não voltou a olhar quando as águas se agitaram. Hoje, os narcisos miram-se nesse espelho d’água diariamente e mesmo que as águas estejam extremamente revoltas jamais conseguem enxergar os seus esgares, suas faces mais horrendas. Só conseguem captar sempre a mesma imagem: a do riso embasbacado da felicidade pré-fabricada.
Pin It
Atualizado em: Seg 14 Set 2009

Comentários  

#2 alcebiades 05-02-2010 16:44
:D Gostei,Sabe o mundo em que hoje vivemos e composto por tantas facetas e uma delas e travestida de ser humano, será que no amanhã você podera ver só o original, uma das formas e se travestir para fugir então seja original.
#1 amandadonati 18-09-2009 04:40
Interessante como vc enxerga a felicidade, mas imagino que falas da felicidade dos hipocritas, certo? olhando por este lado estas certissimo!!!
Grande abraço, :D

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br