person_outline



search

O BEM X O MAL

Em uma pequena cidade do interior de minas morava seu Antunes Duarte um homem rico e poderoso, tinha muitas terras, muitas plantações de café. Seu Antunes era um bom negociante e seu café era o melhor da região. Mais apesar de sua riqueza era um homem muito bruto e estúpido com as pessoas, ele não tratava as pessoas com respeito, principalmente se fosse um pobre coitado que nada tinha. Tratava seus empregados com mão de ferro, chegava ser até violento, ele mesmo fazia questão de punir seus empregados quando estes não cumpriam suas ordens a contento.

Era um homem violento até com sua esposa e filhos, um homem sem coração e sem censo de justiça. Certo dia apareceu na fazenda um rapaz moreno filho de escravos mais livre, pois nasceu logo a, pois a lei do ventre livre, rapaz de sorte todos diziam. Era um rapaz bem educado, sabia ler e escrever tinha sonhos de ter uma vida melhor que a dos seus pais. Um rapaz honesto e trabalhador e de um caráter impar, quem o conhecia falava que era um anjo encarnado na terra. Mais infelizmente este rapaz foi para na fazenda de seu Antunes, destino ingrato este.

 

Seu Antunes aceitou que o rapaz trabalhasse na fazenda em troca de um casebre é um prato de comida, mesmo sendo livre não teve opção a há não ser ter que aceitar. Ele trabalhava de sol a sol. Todos da fazenda gostavam dele e o respeitava muitas vezes ele preferia dormi na senzala ao lado dos escravos que no casebre, pois não achava certo ele ter aquele conforto todo. Conforto este que não existia era um casebre mal acabado uma cama dura, com um colchão maltrapilho, roupas de cama eram lençóis velhos e rascados, uma mesa e um lampião e mais nada e ele achava aquilo um luxo.

 

Ele trabalhou por muito tempo na fazenda, sendo humilhado e ate chicoteado por Antunes, mesmo sendo livre. E ele nunca reclamou, nunca protestou estava sempre sereno e em paz e isso deixava Antunes cada vez mais irritado, pois ele não conseguia fazer Zezinho como era chamado do sério.

Zezinho estava sempre feliz mesmo com dores pelo corpo. Viveu na fazenda de Antunes ate seus 35 anos, ele tinha apenas 15 quando chegou.

Foram 20 anos de muito sofrimento mais Zezinho lutou bravamente, durante este tempo que esteve na fazenda, ensinou muito negros a ler e a escrever, deu paz e consolou muitos dos negros. Zezinho foi um homem nobre de coração.

Antunes não gostava de Zezinho só o manteve na fazenda por cauda de sua esposa que se afeiçoo ao rapaz.

Um dia Zezinho ficou doente e Antunes nada fez para ajudar o rapaz. Zezinho sofreu por dias e dias com sua doença, só teve ajuda dos escravos que tentaram de tudo para salvar sua vida. Mais infelizmente ele não sobreviveu à doença, faleceu aos 35 anos com aparência velha e acabada apesar da idade.

Teve um enterro simples os escravos fizeram seu enterro porque Antunes mandou jogar no rio como fazia com os escravos que morria na fazenda depois de tanto apanhar. Homem cruel este seu Antunes era o que pensava todos que conhecia ele.

Anos se passaram Antunes sempre o mesmo, rígido, violento com todos um dia sai para ir ate o cafezal e não mais voltou, foi encontrado morto entre as plantações, ninguém sabia dizer o que aconteceu, os comentários corriam na cidade dizendo que foi os escravos que matou ele, mais ele não tinha marcas pelo corpo e nem foi alvejado a tiros, O que aconteceu? Ninguém sabe tudo indica que foi seu coração que parou.

Antunes ao chegar ao céu foi recebi por um anjo de luz e majestoso era Zezinho. Ele revoltado não quis ser recebido por Zezinho, pois não admte ser recebido por um ex-escravo um pobre coitado que não teve aonde cair morto. Assim Zezinho se retirou e deixou que outro anjo o levasse para onde ele iria vive.

Zezinho saiu levitando como anjo que era. Antunes tentou fazer o mesmo mais não conseguiu, protestou.

 

___Porque não consigo levitar como ele?

 

O anjo respondeu com poucas palavras.

 

___Você não pode?

___porque não posso? Eu posso tudo.

 

O anjo nada falou, seguiu seu caminho flutuando e Antunes se arrasta por terra atrás dele. Ele passou por varias casas lindas, com belos jardins, em uma delas estava Zezinho, ele logo falo ao anjo.

 

___O que aquele negro esta fazendo naquela mansão? É só um negro sujo.

 

O anjo responde.

 

____E a onde ele mora.

 

Mais nada falou seque o caminho. Antunes com sua autoridade de sempre fala feliz em alto bom tom.

 

___Bom se ele que foi um negro, pobre coitado e meu empregado mora nesta mansão. Eu com certeza vou morar num palácio.

 

Anjo olha para ele e segue o caminho, no final da rua o anjo para e lhe diz.

 

___Esta vai ser sua moradia.

 

Antunes admirado diz.

 

___Mais como este casebre, infecto, sou um barão do café.

 

O anjo fala.

 

___Aqui você não é mais barão você é somente Antunes.

___Mais Zezinho mora naquela mansão e eu neste casebre.

___Tem o que merece você nada fez para merecer um lugar melhor aqui no céu.

Você só esta aqui porque Zezinho intercedeu por você, senão na era no céu que estaria e sim no inferno que é seu verdadeiro lugar.

 

O anjo mais nada fala a Antunes, deixa ele com seus pensamentos, as palavras do anjo lhe tocou a alma e ele passou anos, séculos naquele casebre remoendo toda a maldade que fez. Só teve permissão de sair do casebre depois de muito tempo de expiação.

 

Antunes reencarnou em uma família pobre, séculos depois e seu pai foi Zezinho.

Pin It
Atualizado em: Qua 14 Abr 2010

Comentários  

#6 tania_martins 06-05-2010 14:28
Parabéns pelo texto.
+1 #5 Pamaro 30-04-2010 11:34
Gostei muito do seu conto, que me fez lembrar das histórias que meu pai (espírita) contava sobre reencarnação. O que vale, no caso, é a moral da história. Parabéns, Giovana! Bjs.
+1 #4 rubao 25-04-2010 09:09
Olá Giovana, belo texto, só espero que muitas pessoas mudem suas atitudes após ler este texto.
+1 #3 Abreu 16-04-2010 12:05
Já estou saindo a praticar boas ações. Quero voltar folheado a ouro...
+1 #2 Cerson 14-04-2010 08:58
Parabéns, Giovana! Um texto reflexivo. Afinal, a ciência vem provando a existência de vidas além túmulo. Aliás, o espiritismo como doutrina filosófica é fantástico. Abraços
+1 #1 Cilas_Medi 14-04-2010 08:25
Interessante o conto e bom base sólida na teoria da reencarnação. Parabéns, poetisa!

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br