person_outline



search

Saudade e enternecimento

A saudade é um sentimento que embala poetas e move amantes, no entanto, ela é tão complicada que na maioria das vezes se confunde com outro sentimento parecido: o enternecimento.

Saudade e enternecimento são separados por uma linha tênue, causando muita confusão na mente humana. Saudade vem do latim solitátis, que expressa solidão, desamparo; já enternecimento vem de "terno", do latim ternus, é brandura, delicadeza, suavidade.

Saudade é a falta: o desejo de uma determinada situação (ou pessoa de volta),é querer reviver experiências. Enternecimento é o carinho: o lembrar de uma antiga paixão, mas não necessariamente querer tal sentimento ou experiência de volta.

Não é baixo o número de pessoas que encontram dificuldade para aceitar uma separação, muitas vezes por não saber discernir os sentimentos: pensam que é saudade o que muitas vezes é enternecimento; pensam que é paixão o que muitas vezes é carinho. Assim enfrentam monstros da própria criação, como já dizia Renato Russo.

Mas e os poetas? Ah os poetas! Para eles a saudade é a mola propulsora, procuram materializar em palavras o que lhes falta no íntimo, fantasiam, buscam viver novamente o que não existe mais. Assim preenchem o vazio e espantam a solidão.

Saudade é um desconforto entre o estômago e o coração. Enternecimento é a brisa fresca num fim de tarde quente.

A saudade é ruim então? Claro que não... ela é o alimento que sustenta as relações amorosas ! Não há sensação melhor do que contar as horas, de um longo dia, para encontrar a pessoa amada no anoitecer. Não há nada pior do que não ter ninguém a esperar. Então a saudade se torna a grande vilã do coração.

A Saudade não pode ser sofrimento, em alguns casos, é mais saudável tentar transformá-la em enternecimento. Não há nada melhor do que a paz de espírito.

Pin It
Atualizado em: Sáb 4 Set 2010

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br