person_outline



search

A generosidade feminina

Esta expressão é muito usada por várias pessoas que conheço e sempre usada como se generosidade fosse um atributo das nulheres. Na verdade, a generosidade não é um valor prioritariamente feminino. Acredito que, apesar das inúmeras diferenças existentes entre o feminino e o masculino, no plano espiritual somos bastante parecidos. O que faz uma pessoa ser ou não generosa me parece ser mais uma questão de valores. E valores podem ser diferentes entre pessoas do mesmo sexo ou de sexo oposto.


Mas o que vem a ser exatamente o substantivo generosidade? Sempre que ouço/leio esta palavra, penso em justiça. E em seguida, penso em solidariedade. A meu ver, os dois conceitos se aproximam ou talvez até formem a tal generosidade. Ambos têm como prioridade o bem estar de outros além de nós mesmos. E estes sentimentos são demonstrados de forma diferente entre os gêneros.


O ser masculino, em geral, é mais pragmático. Tem uma séria tendência de pensar primeiro no bem-estar físico, material, de definir prioridades e estabelecer julgamentos, os mais justos possíveis – tenho que reconhecer. Nós, os seres femininos, por sermos mais detalhistas, temos um olhar mais generalizado. E por sermos mais emocionais, olhamos fundo e no fundo. E por termos o instinto maternal, acolhemos com mais facilidade. E por tudo isso, vivemos numa luta eterna para dissociar razão e emoção. Muitas vezes nos perdemos, batemos forte, acariciamos, incendiamos as paixões e embolamos as relações. Mas isso é ser mais generosa?


Não sei. Conheço machos extremamente generosos a seu jeito e modo. E emocionais também. E conheço fêmeas, como eu, que podem ser generosas em algumas situações e ser extremamente pragmáticas, objetivas, duras e até mesmo cruéis em outros momentos. Nestes momentos, somos muitos substantivos, mas generosidade não é um deles.


Portanto, melhor não generalizar. Nem polarizar. Somos todos humanos, demasiado humanos – já disse Nietzsche. E como tal, sujeitos a arroubos de generosidade e crueldade. Importante mesmo é que exercitemos com mais afinco dois outros substantivos: a justiça e a solidariedade. O resto a gente equilibra e leva - para não deixar a vida nos levar.

Pin It
Atualizado em: Qui 28 Fev 2013

Comentários  

#6 Zamirzahn 22-04-2014 23:35
Ótimo texto , cara escritora. Valeu. Bjs...
#5 Marlende 24-03-2013 17:23
É isso ai, o aprendizado é sempre e contínuo, estamos aprendendo, um dia, chegamos lá...Belo Texto, reflexivo...Paarabéns !!!
#4 tania_martins 21-03-2013 16:00
Parabéns!
Abraços.
#3 wicos 21-03-2013 10:38
muito bom o teu texto gostei . ,mais existe homens também , coitados de nós rsrsrsrs valeu do amigo waldyr
#2 azara 21-03-2013 09:08
Texto muito bom,tambem acho que a generosidade mão é so da mulher tem muitos homens que são.Parabens.
Abraços
#1 PauloJose 21-03-2013 08:42
parabéns! um ótimo texto.
estrelei.

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br