person_outline



search

Uma geração frágil demais

João 16.33
"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".
Pra início de conversa...
Se há uma coisa preocupante nos dias atuais é sobre a geração de jovens que está aí e esse sentimento aumenta consideravelmente quando nos damos conta da que está por vir...
Ser jovem/adolescente nunca foi simples. Aliás, é um erro romantizar ou diminuir seus problemas somente pelo fato de não estar na respectiva idade.
Porém ao me deparar com a demanda, além de ser pastor sou professor e meu público está mais ou menos nessa faixa etária, eu tenho ficado cada vez mais assustado. E mais órgãos estão percebendo isso. No próximo ano, uma das instituições de ensino que trabalho terá aula de saúde emocional para os alunos. Podemos concluir que isso, nesse primeiro momento não é coisa “da minha cabeça”.
Indo direto ao assunto
A quantidade de adolescentes e jovens dispara a cada ano. Suicídios aos montes, perfis enigmáticos, gente calada, os consultórios de psiquiatria, psicologia e até de psicopedagogia estão lotados. Os pais estão cada vez mais perdidos, ora porque nunca passaram perto disso em suas fases, mas também porque não tem tempo de estar com os filhos e quando acontece algum surto, ele não está preparado.
Jesus, no texto acima, está dando as últimas instruções aos seus discípulos, já que se aproximava o momento de se entregar na cruz. Ele termina seu discurso onde falou de paz, do Consolador, do desejo de tê-los ao seu lado nas moradas preparadas. Ele disse isso tudo para que a gente viva em paz. E por que essa geração não tem paz?
Pra finalizar
Algumas respostas:
- Estão procurando em lugares e pessoas erradas. Paz somente em Cristo e em sua palavra. Enquanto essa geração apostar em paliativos para preencher o seu vazio, o buraco da alma continuará crescendo.
- As aflições fazem parte da caminhada, mas não podem ser superdimensionadas. Confiar no controle Deus sobre tudo e todos é fundamental. Muitos pais tentam blindar seus filhos (sem sucesso) das aflições e se deparam nessa idade com pessoas extremamente desequilibradas e vulneráveis, e por que não, doentes.
- Tirar lições das aflições é uma forma saudável de passar por elas. Em Romanos 5.3-5, o apóstolo Paulo deixa isso bem claro à igreja de Roma.
Para uma geração frágil demais, um Deus grande demais! Deus te abençoe!
Pin It
Atualizado em: Seg 21 Out 2019

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br