person_outline



search

O HOMEM É FORMADO DE CORPO, ALMA E ESPÍRITO

"Corpo, Alma e Espírito"

O homem é constituído de três elementos distintos: corpo, alma e espírito, que é denominado de tricotomia Gn 2.7.
"Corpo"

O corpo é a parte física do homem, por si só nada pode fazer, foi criado de uma coisa pré-existente, o pó da terra, tanto que a ciência afirma, o corpo é constituído de vários elementos químicos como: 1700 gramas de cálcio, carbono, 600 gramas cloro, flúor, 7 kg hidrogênio, tintura de iodo, 50 grama de ferro que dá para fazer 5 pregos, magnésio, manganês, nitrogênio, 44 kg oxigênio, fósforo suficiente para 2.000 palitos. 800 gramas de potássio, silicone, sódio, súlfur. Gordura suficiente para fazer 7 barras de sabão. Açúcar para 7 xícaras de chá. Cal para pintar 20 metros de parede.
Jesus cristo teve corpo Hb. 10.5.
Jesus cristo teve alma Mt. 26.38.
Jesus Cristo teve espírito Lc 23.46.

II "Ilustrações tipológicas da natureza, material do corpo"

1-Tabernáculo ou tenda: da alma e do espírito 2 Co 5.1. 2 Pe 1.13.14. Algo provisório
2-Templo ou santuário: do Espírito Santo por isso deve ser conservado santo e irrepreensível 1 Co 6.19 Rm 12.1.
3-Vaso 1 Ts 4.4-5. Para honra ou desonra 2 Tm 2.20-21. Fragilidade.
III "Membros do corpo podem ser canais para o pecado ou não"

1-Visão: com a concupiscência dos olhos 1 Jo 2.16. Eva no jardim do Edem Gn 3.6.
Não porei coisa má diante dos meus olhos Sl 101.3. Internet.
2-Tipos de olhos: Altivos Pv 6.17. Malignos Pv 23.6. O olho mau Mt 6.23. Olhos que zombam de pai e mãe Pv 30.17. Olhos cheios de adultério 2 Pe 2.14.
3-Olfato e paladar: os pecados de glutonaria e embriaguez são estimulados pelo o paladar e o olfato Lc 21.34.
4-Audição: o diabo explora os sons para perturbar a alma e o espírito, rock, músicas sensuais.
5-Tato: é manifestado através das mãos e dos pés. Muitos acabam pegando o que não deve e ir para onde não deve. Acã Js 7.1.

IV "Alma"
Cada vez mais o homem tem percebido o vazio dentro dele, tanto que estar na moda dizer esses jargões "estar de bem com consigo mesmo, de bem com a vida, com alto astral" isso demonstra uma preocupação pela a parte imaterial do homem, que tem procurado meios para solucionar, só que em lugares errados como ioga e outras artes orientais.
Alma vem do hebraico "Nephesh' e da grega ‘Psyche', no velho cerca de 740 vezes e no novo 100". A alma é uma das partes da substância imaterial do homem que mais se relaciona com o meio. Os gestos, as ações, os movimentos do corpo são todos gerados da alma.

V "Qual a origem da alma? Como se dá a formação da substancia imaterial desde Adão e Eva até nós?"

1-Traducionismo (Evolucionismo).
Esta linha de pensamentos ensina que o homem transmite aos filhos não só os traços de aparência física, como a cor da pele, tipo sangüíneo, altura, cor dos olhos, cabelo, etc... Mas também o homem pode gerar a alma e espírito dentro do corpo humano, entendendo que primeiro Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, e ao soprar sobre o homem o espírito de vida, lhe deu capacidade para se multiplicar, tanto no corpo, como no espírito. Falso.
2-Emanacionismo. Ensina que o Espírito e a alma vêm ao homem no ato da fecundação, enviados por Deus, ou seja, a alma e o Espírito do homem já existem no céu, e à medida que nasce uma criança, Deus escolhe um deles e os envia até o corpo da criança no útero da mãe. Falso.
3-Transmigracionismo (Espiritismo?). Ensina que o espírito nasce com o ser vivo em escalas zoológicas inferiores e vai reencarnando em espécies superiores, passando pelo homem até atingir um grau de perfeição moral. Falso.
4-**Criacionismo (A mais aceita no meio evangélico). Aqueles que crêem no Criacionismo defendem a tese de que a alma e espírito são produtos da criação de Deus, ou seja, para cada criança que nasce Deus cria um espírito e uma alma para a mesma. É como se Deus soprasse sobre cada criança ao fecundar ou nascer, criando a sua alma e espírito, isto baseado em Hebreus 12:9, Isaías 57.16 Eclesiastes 12:7, e se Deus é o pai dos espíritos, somente ele pode criar uma nova alma. Verdadeiro.

VI "As três faculdades da alma, emoção, intelecto ou mente e vontade"

Juntas formam o que chamamos de personalidade, ou seja, na alma reside à personalidade humana são termos praticamente sinônimos.
1-1-Emoção: o compartimento o coração, não é a toa que o coração é a sede das emoções.
Coração fala de alegria, tristeza, medo, calma, amor, etc. O coração é a oficina da alma, é nela que tudo de bom ou de ruim é trabalhado. Por isso Salomão disse de tudo que se deve guarda guardar o coração Pv 4.23.
1-2-Não há sentimento mau em si mesmo e sim sentimento mal direcionado.
O pecado não criou novos sentimentos, mas provocou desordem sentimental, descanalizou e deu nova e errada direção, tanto que não existem emoções novas na vida do nascido de novo Gn 1.31.
1-3-É pecado ter ódio no coração?
Ódio significa aversão a pessoas, atitudes, coisas, antipatia, desprezo, aversão sentimento que nos afasta de uma pessoa ou coisa.
O ódio, por exemplo, é um sentimento normal do coração, mas por causa do pecado tomou rumos errados. O ódio não é um sentimento mau em si mesmo, odiar não é pecado, pois, foi Deus que nos criou com a capacidade de odiarmos. Esse sentimento deve existe, mas não em relação a Deus Jo 15.18, aos outros semelhantes Tt 3.3, à natureza, à vida. Sim contra o pecado, o mal, diabo e suas hostes.
O justo odeia a palavra mentirosa Pv 13.5.
1-4-Darei alguns exemplos de deturpação por causa do pecado, fora do sentimento.
1-5-É pecado ter relação sexual?
Todos nós sabemos que ter relação sexual não é pecado, pois Deus nos criou com a atração natural pelo o sexo oposto.
1-6-Quando é então que o sexo torna-se pecado?
Quando é praticado fora do casamento.
Quando uma pessoa tem com outra pessoa que não é o seu cônjuge.
Quando é praticado por pessoas do mesmo sexo.
Quando é praticado de uma forma que deixe uso natural.
1-7-Matar é pecado?
Saul foi reprovado porque não matou 1 Sm 15.1-3-9-11.
Então porque matar é pecado?
O único que pode matar ou mandar matar é Deus 1 Sm 2.6.
1-8-É pecado amar?
Foi Deus que nos criou com a capacidade de amarmos, logo amar não é pecado, mas o amor pode torna-se pecado se tomar rumos errados.
Amor sig sentimento que predispõe alguém desejar o bem de outrem ou de alguma coisa. Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro ser ou coisa, devoção extrema.
Amar o pai e mãe mais que a Deus é pecado Mt 10.37.
Quando o homem começa a amar o mundo, o pecado, as coisas que desagradam a Deus ele esta pecando 1 Jo 2.15.
Demas 2 Tm 4.10.
A glória dos homens Jo 12.42-43.
Devemos amar a todos até os nossos inimigos Mt 5.43-44.
2-I-Intelecto: compartimento mente, é nela que guardamos imagens, cores, cheiros, impressões, palavras proferidas, gestos, fisionomias e fatos às vezes quase perfeitos que ao lembrarmos parece estamos vivenciando, é na mente que se processam os raciocínios e que se desenvolvem as idéias e opiniões.
Esta bem ligada à imaginação, memória, e a razão.
2-2-Imaginação ou pensamento: com ela o homem idealiza e projeta coisas boas e más.
Imaginação má desde a meninice Gn 8.21.
Do coração procedem aos maus pensamentos Mt 15.19.
Davi 2 Sm 11.2.
Deus julgará os pensamentos secretos de todos os homens Rm 2.16.
Em que devemos pensar Fp 4.7.
Só Deus conhece os nossos pensamentos Sl 139.2.
2-3-Memória: é através dela que o homem armazena no cérebro os fatos passados, e presentes. Retém idéias e conhecimento adquiridos.
Lembranças do passado ou da sua velha vida Nm 14.1-2.
Estão guardadas todas as ações feitas. Coisas que queríamos até esquece, mais não conseguimos. Ex 2.11-14.
Ressentimento, Joabe mata a Abner 2 Sm 3.23-27.
Devemos ter muito cuidado com o que armazenamos na nossa memória, depois só poderemos substituí-los e não apagá-los.
2-4-Razão: capacita o homem a julgar, refletir e a compreender a relação entre as coisas, distinguir o verdadeiro do falso e o bem do mal.
2-5-Este também é um ponto que difere o homem dos animais o fato da racionalidade, os animais irracionais tem alma que é o princípio da vida animal, contudo não são dotados de racionalidade.
2-6-Outro ponto que distingue os homens dos animais é imortalidade, pois a alma dos animais dura até o último suspiro de seu corpo. A alma do homem foi eternizada.
3-1-Vontade: é um dos compartimentos da alma que forma a personalidade humana. E estar inserida entre o intelecto e as emoções e dependendo da pessoa se é emotiva, racionalista ou da situação, posto que a vontade, ás vezes é produtos do meio e do momento, ou seja, a vontade pode fazer a sua sede com as emoções ou então com a razão ou uma hora habita com a emoção outra com razão.
3-2- É a sede do livre arbítrio. Pois o homem possui livre arbítrio que capacita a alma a decidir entre o bem e o mal, entre Deus e o Diabo.
É o homem que escolhe o seu destino.
De que se queixa, pois, o homem? Lm 3.39.

VII "Tendências da alma ante as necessidades"

Há momentos em nossa vida de grandes necessidades. Ninguém é auto-suficiente que não precise de ajuda.
Às vezes, as nossas tribulações são necessidades de Deus para moldar as nossas vidas. Mas o simples fatos de sabermos disso não são suficientes. Diante dessas necessidades eis aqui algumas atitudes erradas.
1-1-Agradar para, geralmente quando precisamos de algo a primeira coisa que fazemos é agradar aqueles ou aquelas que são importantes para resolver os nossos problemas, é uma reação natural do ser humano, pois muitos pensam que é o meio mais viável e rápido para alcançar os objetivos.
Deve-se tomar muito cuidado para que esse cuidado não se torne em bajulação.
Essa forma para conseguir as coisas não funciona com Deus, querer agradá-lo para receber lago é inútil, pois ele sabe as intenções de cada um.
Que ser abençoado por Deus, deleita-te e confia nele. Quando buscamos a Deus por que é jeito, quando somos interesseiras na oração, sem sentirmos prazer em orar é perda de tempo.
1-2-Não esperar, mesmo ouvindo palavras de ânimo nas adversidades corre o risco de duvidarmos que Deus vá agir por nós. 1 Sm 13.8.
2-A alma tem duas alternativas diante da descrença.
2-1-Conformismo com a situação, a pessoa acostuma-se, logo não faz nada para muda.
Muitos dizem: que existem pessoas em situações piores.
Conseguem viver naturalmente.
Ficam desanimadas, e o desanimo não vem de Deus. A bíblia diz:
Diga ao fraco que eu sou forte.
Na fraqueza extraíram forças.
Eu tudo posso naquele que mim fortalece.
O meu poder se aperfeiçoar na fraqueza.
2-2-Mergulhar na magoa. Entregar os pontos, parar de buscar a solução. E viver uma vida de magoa e depressão.
Pessoas descrentes se jogam nas bebidas, drogas, chegam até matar-se.
Não conseguem viver com a situação e caem em depressão.

VIII "O espírito"
Espírito vem do hebraico "ruach" e do grego "pneuma.".
O espírito é a essência da natureza não física do homem Gn 2.7. É Ele que difere o homem dos animais, pois os animais não podem relacionar-se intimamente com Deus, tem alma mais não tem espírito. "Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." - João 4.24.
Isto não que dizer que o espírito é na sua essência divino seria gnóstico ao afirmar isso eles dizem que o homem se relaciona com Deus através do seu espírito por ser este divino em outras palavras seria como se o espírito do homem fosse Deus.
É o espírito humano que recebe as profundas revelações de Deus.
Na verdade o Espírito busca orientar a alma para que tome decisões dentro da vontade de Deus, um exemplo disso vê em Salmos 43.5, onde o Salmista mostra o Espírito repreendendo a alma, e dando conselhos à mesma para permanecer fiel a Deus.
A bíblia não relata a cerca do pecado do espírito, sobre a alma muitas vezes que ela peca, mas não o espírito.
O espírito pode tomar características perversas, mas todas motivadas pela a alma, a consciência abafada não mais condena as ações, então o espírito, escravizado, dominado absorve atributos daquele que governa que pode ser qualquer sentimento preponderante na alma. Por isso que se diz que uma pessoa tem o espírito de inveja que brota da alma. O pecado mancha o espírito e com isso ele perde as suas características naturais.
1-1-Quando o homem fala em línguas estranhas é concedido pelo o Espírito Santo, mas é o espírito humano que fala e não o Espírito Santo, 1 Co 14.2, 14.
Quando falo em línguas estranhas falo com Deus e sou edificado, quando prego Deus fala por mim ao povo e todos são edificados.
1-2-Quando alguém profetiza pelo o Espírito Santo a mensagem foi dada ao espírito e é ele que transmite a profecia em nome do Senhor. 1 Co 14.31-32.
O modelo do culto cristão está definido em 1 Co 14.26-27.
1-3Arrebatamento espiritual.
Quando o ser humano estar vivo isto significa que a alma e o espírito estão no corp; quando o homem morre os dois abandonam o corpo, ou seja, toda a substancia imaterial sai. O que acontece quando há um arrebatamento de espírito?
Existem dois meios de ver o arrebatamento de espírito.
1-Uma saída literal do espírito do homem, o espírito do homem guiado pelo o Espírito de Deus pode até fazer excursões ás regiões desconhecidas 2 Co12. Ap 1.10. Poderíamos chamar de arrebatamento espiritual.
2-Pode haver também uma revelação trazida ao espírito humano na verdade não seria a saída do espírito do corpo At. 10.10-11. Poderíamos chamar de arrebatamento de sentidos ou êxtase.
Em nenhum desses casos a alma participa, é exclusivo do espírito do homem, pois se alma sair do corpo a pessoa morre.

IX "O espírito possui duas faculdades; a consciência e a fé"

1-1-Consciência: é o tribunal que há dentro de cada um de nós é a lei moral e espiritual, gravada no espírito do ser humano, que age como juiz, condena ou aprova as nossas ações, motivadas e instigadas pela a alma Rm 2.15. Ec 7.22.
A consciência age na mente humana que é uma faceta da alma.
1-2-Muitos não ouvem mais a sua consciência 1 Tm 1.19.
1-3-Muitas consciências estão cauterizadas ou mortas 1 Tm 4.2.
1-4-Pode ser cauterizada pela a prática constantes do pecado Tt 1.15.
1-5-O que fazer quando a nossa consciência nos acusar Pv 28.13, e 1 Jo 3.20-21.
1-6-Deus purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ou Senhor Hb 9.14.
1-7-O cristão deve ter uma boa consciência 1 Pe 3.16. Consciência tranqüila.
1-8-É a voz de Deus dentro do homem.
2-1- Fé é capacidade de crer, religiosamente falando. Não me refiro a fé que é obtida pela ministração do evangelho, não da fé sobrenatural, mas de uma característica de todos os seres humanos, a fé natural. Faz o homem ser religioso.
2-2A fé produzida pelo espírito envolve adoração, esperança, reverência e oração.

XI "Conflitos interiores"

A alma em sua essência é cheia de contradições e conflitos, ela também varia muito nas suas preferências ex: faz e desfaz altares rapidamente, ama e depois odeia, odeia e depois ama.

XI "Emoções versus emoções"

1-1-Um dos conflitos travados na alma é o das emoções versus emoções. Nela encontramos sentimentos bons e ruins, boas e más recordações, traumas, feridas profundas, pensamentos positivos e negativos, vontade de lutar e viver, versus de morrer, medo versus coragem, alegria versus tristezas, desconfiança versus amor, compaixão versus vingança, sentimentos que coexistem numa luta sem fim.
1-2-Amor versus ódio. Muitas vezes as pessoas pensam que odeiam, entretanto ama, aparece haver uma guerra entre o ódio e o amor ao objeto amado, o objeto é tratado como odiado, mas na verdade é amado. A alma não que perde o amado é para isso faz de tudo, até coisas que não agradam ao objeto amado, esse amor é chamado de possessivo, ciumento, que tenta demonstra amor através de um zelo doentio.
1-3-Coragem versus medo. Na vida de muitas pessoas nem sempre existe só a coragem, que se confunde com o medo, uma atitude ousada pode ser motivada pelo o medo e não pela a coragem, o medo de perder, nos leva as atitudes ousadas.
A facilidade não nos leva às grandes ações, a dificuldade sim, sem se esquecer que o medo pode evitar que a coragem torne-se loucura, o medo dosa a coragem, dando-lhe pitadas de prudência.
O medo apela para a razão e a coragem para a emoção, por isso pessoas corajosas não são aquelas que não tem medo, mas que os enfrentam. Por outro lado uma pessoa medrosa, sem coragem, é um paralítico existencial, não reage, só faz assistir a sua ruína. Coragem sem medo é loucura e medo sem coragem resulta em inoperância.
Dois sentimentos opostos coexistindo pela a mesmo pessoa. A travessia do mar vermelho. Gideão.

XII "Emoção versus razão"

Um outro conflito da alma é o da emoção versus razão, muitas vezes quando um diz não o outro diz sim este conflito não é novo já é deste muito tempo, vemos muito isso nos romances como o de Romeu e Julieta, a bela e a fera a princesa e o plebeu. É a briga entre os sentimentos e a razão.
A duas situações em que esse conflito surge com freqüência.
1ª Primeiro lugar em relação às situações adversas. Em momentos de adversidades os nossos sentimentos se sentem atiçados, quase que incontidos, quando o correto seria estarmos calmo. Arão Ex 32.1-7. José na casa de Potifar Gn 39.7-14.
2ª Segundo lugar nos momentos em que as nossas preferências estão em jogo. Sempre quando os nossos amores, gostos, paixões estiverem em jogo entraram em choque com algo ou alguém que também é importante, as nossas emoções vedam nossa visão para não percebermos isso. Sanção Jz 16.16-19. Jeroboão 1 Rs 12.26-33.

XIII "Alma versus espírito"

Depois do pecado a alma e conseqüentemente o corpo visto que é a agência da alma, passaram a inclinarem para o pecado. Então como vencer esse mal já enraizado.
Paulo verbalizou essa luta Rm 7.14,15, 18, 19, 22,23.
Como acreditar na vitória da minha vida espiritual diante de tantos fracassos, devo continuar ou desistir, será que adianta tentar mais uma vez, não será como as outras.
Quem nunca marcou um dia em que vai se consertar ou mudar de vida principalmente na segunda-feira, mas nunca consegue. Daí sugue os traumas, os sentimentos de culpa.
A pior do que fazer o que não quer é não fazer o que quer. O espírito humano que fazer a vontade de Deus, mas a carne não quer. Daí pôquer muitos se jogam no pecado de vez e acabam tendo uma vida de infelicidade, por não ter conseguido vencer a se mesmo com a renúncia.
Essas lutas fazem com que muitas pessoas não confiem em se mesmo, ninguém se conhece, pois sempre haverá dia, horas em que nós vamos nos surpreender com nossas ações, atitudes, palavras, quem nunca foi enganado pelos os seus próprios sentimentos, impulsos, quando pensávamos que éramos resistentes percebemos que somos fracos.
O profeta Jeremias escreveu enganoso é o coração, mais que qualquer coisa quem o conhecerá. Jr. 17. 9.
O maior obstáculo para a sua vitória é você mesmo.
Então será o nosso fim?
Veja só a diferença de Paulo ao escrever Romanos 8. Quando Deus entra na nossa vida é para nos ajudar a sairmos dessas situações de fracassos e derrotas, faça a oração de Davi no salmo 139.1-23,24.
A 1ª sondagem é para conhecimento ao qual Davi fala é uma referência ao fato de Deus já nos conhecer inteiramente sem precisarmos revelar-lhe algo.
A 2ª sondagem é para purificação v 23-24.
Talvez seja dessa sondagem que estais precisando, mas não te preocupe Deus te conhece e sempre esta pronto para te ajudar. Apresente a tua alma o teu interior ao Senhor e assim a paz reinara em tua vida.

XIV "Corpo, Alma e Espírito santificados por Deus" 1 Ts 5.23

"Santificação "é "separar do mundo"," apartar-se do pecado" corpo alma e espírito.
Que Deus nos ajude a permanecermos santos.
De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Temer a Deus e guardar os seus mandamentos por que este é o dever de todo o homem. Ec 12.13.

Ore por mim e pela a minha família.

Pin It
Atualizado em: Ter 14 Out 2008

Comentários  

#4 JEOVANE 11-01-2009 16:53
oi tudo bem?
muito obrigado pelo o comentário
embreve postarei outros.
que Deus também te abançoe.
#3 JEOVANE 11-01-2009 16:51
oi tudo bem?
muito obrigado.
e que Deus também te abançoe .
#2 poetarj 23-11-2008 07:40
Achei interessante a iniciativa do autor, uma excelente aula teológica. deus te aben;oe.
#1 poetarj 23-11-2008 07:40
Achei interessante a iniciativa do autor, uma excelente aula teológica. deus te aben;oe.

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br